NOTÍCIAS

ApiceON dá início à turma 6 do curso de Aprimoramento

22 out 2018

Nesta segunda-feira, 22, deu-se início à 6ª turma do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas do Projeto ApiceON no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. Nesta etapa da formação foram contempladas profissionais do estado de São Paulo, que atuam nos hospitais Estadual de Sumaré, Hospital São Paulo, Santa Casa de São Paulo, Hospital Santa Marcelina, Hospital Geral do Grajaú e Hospital Universitário São Francisco de Assis.

As boas-vindas e introdução ao Aprimoramento foi realizada pela referência técnica de enfermagem do Hospital Sofia Feldman, Ana Paula Vallerini. A supervisora da região Norte do ApiceON e referência para o Aprimoramento, Maria Christina Barra, em seguida, falou para as aprimorandas sobre a importância do curso na construção de uma nova realidade no atendimento. Kleyde Ventura, presidente da Abenfo Nacional e coordenadora do ApiceON, aproveitou a ocasião para fazer um detalhado apanhado histórico sobre a luta pela mudança do modelo intervencionista na atenção brasileira e as influências trocadas com a comunidade internacional na caminhada. A Dra. Lélia Maria Madeira, coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do Hospital Sofia Feldman, fez uma breve apresentação sobre os indicadores da instituição.

Certificação
Também foram entregues os certificados dos participantes da turma 5 do Aprimoramento e dos profissionais do Sofia Feldman reconhecidos pela atuação junto ao Aprimoramento em prol da mudança do modelo de assistência ao parto e nascimento no Brasil. Confira na galeria ao final do texto.

Aprimoramento
O Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) é uma estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a rede de profissionais com maior capacidade para intervir nos modos de gerir e cuidar em saúde a partir de processos de formação-intervenção. O curso é estruturado em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (UFF), Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Maternidade Amélia Buarque de Hollanda, ambas no Rio de Janeiro.

A proposta do curso é trabalhar na qualificação de enfermeiras obstétricas nos processos de cuidado e gestão, com foco na atenção ao parto e nascimento. A estrutura do curso permite a atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da enfermagem obstétricas para assistência ao parto e nascimento nos hospitais, maternidade e centros de parto normal aderidos ao ApiceON. O curso parte da introdução de referenciais e ferramentas para análise e de intervenção dos profissionais no caminho da mudança de modelo de gestão dos serviços.

 

Tags:

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Contato

© Copyright 2018 Apice On