O Projeto

O que é

O Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On)  é uma iniciativa do Ministério da Saúde e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Propõe a qualificação de profissionais nos campos de atenção e cuidado ao parto e nascimento; planejamento reprodutivo; atenção à mulher em situações de violência; abortamento e aborto legal. O Projeto atua em hospitais de ensino, universitários e/ou atuantes em unidades de ensino no âmbito da Rede Cegonha

Objetivos

O Apice On visa contribuir com a implementação e capilarização de práticas de cuidado e atenção na área obstétrica e neonatal, potencializando a parceria entre o Ministério da Saúde, hospitais de ensino e instituições formadoras. Para tanto, objetiva-se a qualificação do ensino e exercício da obstetrícia e neonatologia baseada em evidências científicas, fortalecimento de ações de saúde sexual e reprodutiva na Rede Pública de Saúde, implementação da atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento e aborto legal, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas inovadoras relativas aos temas relativos ao projeto. O Projeto tem como base a observância às evidências científicas, dos direitos e princípios da humanização, dispondo de uma série de práticas formativas capazes de produzir impactos positivos em toda a rede de serviços.

Ações

O Apice On conta com três âmbitos de intervenção: Formação, Atenção e Gestão. A partir da indissociabilidade destes eixos, o Projeto conta com metodologias ativas, presenciais e virtuais para mobilização de coletivos. As ações de implantação do projeto passam pela atuação constante do Grupo Estratégico Local (GEL) de cada hospital ou maternidade participante, composto por profissionais do serviço e, o apoio institucional oferecido por supervisoras regionais e mediadoras. Por meio de discussões em ambiente virtual e/ou presencialmente, articula-se a adoção de diretrizes já experimentadas pelo Ministério da Saúde.

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Contato

© Copyright 2018 Apice On