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Relatos sobre a reunião do colegiado do Centro Obstétrico MEAC com participação de puérpera e acompanhante

23 set 2018

Relato da mediadora:

“No dia 16 de agosto de 2018, o colegiado do C.O. da MEAC incluiu uma puérpera e seu acompanhante na reunião, quando também participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, internos, residentes, psicólogo, assistente social, representante da gestão, ouvidoria etc. O momento ocorreu ao redor do leito da paciente, muito naturalmente, e era bastante perceptível o quanto a puérpera se sentiu acolhida e priorizada com essa oportunidade de fala e escuta. Ela expôs com clareza seus elogios e sugestões de melhoria ao serviço, comentando desde a recepção até a assistência pós parto. Para mim, foi muito engrandecedor ver os colegas profissionais atentos às queixas da paciente, abertos e receptivos aos comentários e sugestões dela à assistência. Ademais, foi uma experiência riquíssima em relação à formação (um dos principais focos do Apice ON). Como o projeto acontece em instituições formadoras, os partos são assistidos com participação de internos e residentes (como ocorreu neste caso), o que oportunizou que a discussão do colegiado pontuasse o ensino, as condutas mais adequadas e os aprimoramentos necessários de serem abordados nos encontros e sessões clínicas que já estão ocorrendo semanalmente.”

 

Relato de um profissional obstetra:

“Acho super válida a participação ativa das pacientes, até porque são nossas clientes, a quem prestamos nossos serviços. Apóio a manutenção e o fortalecimento de um espaço para que elas se expressem. Minha única ressalva é que, pela falta de orientação no pré natal, as paciente chegam ao serviços com expectativas que, às vezes, por não serem atendidas, convertem-se em críticas ao serviço. Nesse ponto podemos então fortalecer os esclarecimentos e orientações de todos os procedimentos que a que a paciente será submetida”.

 

Relato de um residente:

“A reunião foi muito proveitosa para compreendermos a dimensão da importância das nossas atitudes cotidianas, a partir da percepção da paciente sobre os cuidados e assistências destinados à ela. Desde como abordar a queixa no momento do acolhimento até a postura da realização dos procedimentos, realizando-os de forma menos invasiva. Muito obrigada pela oportunidade!”

 

Relato da paciente: (estudante, 15 anos)

“Gostei de ter participado da reunião, pois todos interagiam naturalmente e assim me senti à vontade. Fiquei feliz também em ver o interesse das pessoas pela minha opinião e em ver o interesse do hospital de querer sempre melhorar seu atendimento”.

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