Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Sífilis: Teste Rápido e Tratamento na Gestação

11 nov 2019

A sífilis afeta um milhão de gestantes por ano em todo o mundo, levando a mais de 300 mil mortes fetais e neonatais e colocando em risco de morte prematura mais de 200 mil crianças.
Na América Latina e Caribe, estima-se que entre 166.000 e 344.000 crianças nasçam com sífilis congênita anualmente (Boletim Epidemiológico da Sífilis, 2019).

Reduzir a sífilis adquirida, a sífilis na gestação e a sífilis congênita está ao nosso alcance.

Sífilis: Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.

Sua transmissão ocorre predominantemente por via sexual, contudo, pode ser transmitida verticalmente (TV) para a criança, nos casos de gestantes sem tratamento ou tratadas inadequadamente, em qualquer fase da gestação.

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis nas gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal são determinantes na redução da morbimortalidade associada à transmissão vertical.

 

 

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

  • Boletim Epidemiológico. Volume 48, N° 36 de 2017
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Volume 48, N° 36 de 2017.
  • Boletim Epidemiológico Sífilis 2019
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Número Especial | Out. 2019.
  • Cuidado Integral à pessoa com Sífilis: História natural da doença, prevenção, diagnóstico e tratamento
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e das Hepatites Virais. Adele Schwartz Benzaken DIAHV/SV/MS. Cuidado Integral à pessoa com Sífilis: História natural da doença, prevenção, diagnóstico e tratamento. Natal-RN, 19 de março de 2018.
  • Agenda de Ações Estratégicas para Redução da Sífilis no Brasil
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Agenda de Ações Estratégicas para Redução da Sífilis no Brasil/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.
  • Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do …
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.