Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Manual Técnico da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru

12 jan 2018

Ministério da Saúde disponibiliza edição revisada e atualizada do Manual Técnico da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru

Os avanços tecnológicos para o diagnóstico e a abordagem de recém-nascidos, notadamente os que necessitam internação neonatal, aumentaram as chances de vida desse grupo etário. Sabe-se, ainda, que o adequado desenvolvimento dessas crianças é determinado por um equilíbrio quanto ao suporte das necessidades biológicas, ambientais e familiares; portanto, cumpre estabelecer uma contínua adequação tanto da abordagem assistencial quanto das posturas que impliquem mudanças ambientais e comportamentais com vistas à maior humanização e qualificação do atendimento.

No Brasil, a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família. O Método promove a participação dos pais e da família nos cuidados neonatais e inclui o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente desde o toque evoluindo até a posição canguru.

A 3ª Edição do Manual Técnico, apoiada nos novos conceitos de neurodesenvolvimento e da neurociência, ratifica a adequação dos cuidados voltados à neuroproteção como fundamentais para uma saudável vida futura. Por isso, a qualidade da ambiência na unidade neonatal, os aspectos psicoafetivos e clínicos, o estabelecimento do manuseio refinado do recém-nascido e o cuidado com o cuidador e o ambiente de trabalho são pontos em destaque.

Conteúdo Relacionado

Encontro com o Especialista – Formação de vínculo entre pais e recém-nascido na unidade neonatal: o papel da equipe de saúde

Encontro com o Especialista – Neuroproteção na unidade neonatal

Biblioteca – Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru

Biblioteca – Metodologia Canguru. Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal

Biblioteca – Manual do método canguru: seguimento compartilhado entre a atenção hospitalar e a atenção básica

Biblioteca – Método Canguru no Brasil: 15 anos de política pública

Biblioteca – Portaria n.º 930, de 10 de maio de 1012

Postagens – Principais questões sobre a Neuroproteção na Unidade Neonatal

Postagens – Formação de vínculo entre pais e recém-nascido na unidade neonatal: o papel da equipe de saúde

Postagens – Acolhimento e Suporte à Família na unidade neonatal

Postagens – Dor em recém-nascidos: como avaliar, prevenir e tratar

Postagens – Neuroproteção na Unidade Neonatal