Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Guia de Orientações para o Método Canguru na Atenção Básica: Cuidado Compartilhado

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia de orientações para o Método Canguru na Atenção Básica : cuidado compartilhado / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Este Guia de Orientações para o Método Canguru na Atenção Básica: cuidado compartilhado foi escrito para os agentes comunitários de saúde com o objetivo de apresentar, de forma simples e clara, ações preconizadas pelo Ministério da Saúde que qualificam o atendimento ao recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso após a alta hospitalar. Isso envolve ações integradas entre as equipes da Unidade Neonatal e as equipes da Atenção Básica, buscando oferecer ao bebê e à sua família cuidado e orientações frente às necessidades que surgem a partir de sua ida para casa, contribuindo, dessa forma, para a redução da morbimortalidade infantil.

A Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru sempre contou com essa parceria que agora se solidifica por meio da construção de uma linha de cuidado que começa na identificação do risco gestacional na Atenção Básica, acompanha a internação da mãe e do bebê na maternidade e segue a díade mãe-bebê nos diferentes ambientes de cuidado, seja no domicílio, na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no atendimento especializado.

Esperamos que este seja o início de um trabalho compartilhado que proporcione melhores condições de saúde às crianças e segurança às suas famílias.

Disponível Em:<http://bvsms.saude.gov.br/>