Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Incidência e Principais Causas de Extubação não Planejada em Unidade de Terapia …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

OLIVEIRA, Poliana Cardoso Ribeiro de; CABRAL, Laura Alves; SCHETTINO, Renata de Carvalho and RIBEIRO, Simone Nascimento Santos. Incidência e principais causas de extubação não planejada em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2012, vol.24, n.3, pp.230-235. ISSN 0103-507X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2012000300005.

OBJETIVO
Determinar a incidência e as principais causas de extubação não planejada em recém-nascidos nas unidades de terapia intensiva neonatais do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

MÉTODOS
Estudo retrospectivo, realizado durante o período de 1º de julho de 2009 a 30 de abril de 2010. Os eventos de extubação não planejada e as principais causas associadas a estes foram avaliados por meio de uma ficha de eventos adversos. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, idade gestacional corrigida, peso atual, tempo em ventilação mecânica, horário e motivos/causas do evento no dia da extubação não programada.

RESULTADOS
Ocorreram 54 eventos de extubação não planejada, com incidência de 1,0 extubação não planejada/100 dias em ventilação mecânica. Essa taxa foi maior nos recém-nascidos com idade gestacional corrigida entre 30 e 36 semanas e peso < 1.000 g. As principais causas dos eventos de extubação não planejada foram: agitação do recém-nascido; manipulação inadequada do paciente durante execução de procedimentos; fixação inadequada e posicionamento do tubo endotraqueal.

CONCLUSÃO
A incidência de extubação não planejada nas unidades de terapia intensiva neonatais pôde ser considerada baixa, de acordo com o período avaliado, quando comparada aos dados relatados na literatura. Contudo, uma avaliação da qualidade dos procedimentos e um acompanhamento contínuo desses recém-nascidos, assim como a monitoração das causas, são necessários para reduzir, ainda mais, tal incidência.

Disponível Em:<http://www.scielo.br/>