Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Saúde Brasil 2013 : uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Situação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

Há dez anos, em 2004, foi publicada a 1ª edição do livro “Saúde Brasil”. Desde então este livro, produzido e organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), manteve sua periodicidade anual. O objetivo dessa iniciativa é produzir e divulgar análises sobre a situação de saúde do Brasil, a fim de subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação das políticas e ações do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacidade analítica dos técnicos envolvidos no processo de criação do livro.

O Saúde Brasil 2013 traz, como em anos anteriores, uma atualização da análise dos nascimentos, da mortalidade, de morbidades e de fatores de exposição na população brasileira. Além disso, traz como tema em destaque, uma análise detalhada sobre “Doenças Transmissíveis Relacionadas à Pobreza”.

O perfil das causas de adoecimento e morte no Brasil tem mudado de forma importante, parte devido aos processos acelerados das transições epidemiológica e demográfica. No entanto, as desigualdades regionais ainda são marcantes, com as regiões menos desenvolvidas apresentando uma transição mais lenta que aquelas mais desenvolvidas. Consequentemente, as primeiras apresentam maiores proporções de óbitos por doenças infecciosas e de óbitos infantis e menor proporção de óbitos por doenças crônicas. Tal fato está ainda associado ao crescimento da mortalidade por causas externas. Essas e outras observações discutidas nesta publicação vislumbram o cenário atual para atuação das políticas públicas, em especial para aquelas da área da saúde, que deve responder às novas necessidades de ofertas de serviços com capacidade para o desenvolvimento de ações de vigilância da saúde, prevenção e controle de doenças, e promoção da saúde.

Ressalta-se que as análises apresentadas nesta publicação se baseiam amplamente em dados produzidos pelos Sistemas de Informação em Saúde alimentados pelos serviços de saúde e utilizados rotineiramente no SUS, revelando seu potencial de utilização como ferramenta analítica e gerencial. Por sua vez, algumas análises específicas, como aquelas sobre emergências em Saúde Pública por inundações e deslizamentos dispuseram de dados e informações de diferente setores, cuja análise conjunta é de grande interesse para a Saúde Pública.

Finalmente, o Saúde Brasil 2013 reflete a institucionalização dos processos de Análise de Situação de Saúde (Asis) na SVS/MS, promovendo seu uso e sua apropriação para a tomada de decisões na área da saúde. Espera-se que os resultados dessas análises sejam amplamente divulgados entre profissionais de saúde, educadores, estudantes, pesquisadores e para a população brasileira, fornecendo evidências para subsidiar o aperfeiçoamento das ações executadas em todas as esferas de gestão do sistema e para o controle social.

Disponível Em: <http://bvsms.saude.gov.br/>