Intervenção educativa baseada em evidências científicas para melhorar a prática de parteiros: estudo quase experimental

Pesquisas desta natureza são de fundamental importância para a implementação das práticas baseadas em evidências científicas, especialmente por apresentarem dados que corroboram a eficácia de uma intervenção educativa. Os números apresentados nas auditorias de base e pós intervenção, isto é, no antes e no depois, não deixam dúvidas do alcance das ações de formação dos profissionais de saúde.

Esta pesquisa reforça, no âmbito do projeto ApiceON, a importância do registro, da coleta e do monitoramento dos indicadores e o valor de uso dos mesmos nas discussões dos processos de trabalho. Diferentemente de uma pesquisa por diversos fatores, mas principalmente por ser a pesquisa, uma análise externa ao serviço e pontual ao considerar apenas um tempo específico das ações de um serviço, o processo de análise dos indicadores é também uma intervenção educativa. Primeiro por promover a qualificação do registro nos prontuários sejam eles físicos ou eletrônicos, e por se constituir em um eficiente disparador de reflexões coletivas para qualificação não só do cuidado, mas também do ensino. São dados quantitativos que dizem dos processos qualitativos. Se três banners contendo evidências científicas sobre o parto normal foram suficientes para causarem efeito nas ações dos profissionais de saúde, o que dizer de discussões coletivas e permanentes a partir da análise dos indicadores?

 

Artigo Premiado no XI COBEON
Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Autores: Rafael Cleison Silva dos Santos; Clodoaldo Tentes Côrtes; Leilson da Silva Lima

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

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