Plataforma de Interação APICE ON

A Plataforma de Interação ApiceON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse modo, absorve todos os níveis de usuários e interações do projeto, incluindo hospitais vinculados, equipes, parceiros e iniciativas afins.
Na plataforma são formatadas atividades a distância que facilitam a articulação entre os atores do projeto, especialmente GELs, mediadores e supervisores, de modo a reduzir distâncias geográficas, otimizar recursos e possibilitar a produção de conhecimento colaborativamente.

Objetivo geral
Interação entre usuários e grupos de usuários a partir de funcionalidades integradas, como chats, salas de web conferência, fóruns, troca de mensagens e compartilhamento de arquivos, bibliotecas e calendários.

Estrutura atual e Funcionalidades
A descrição técnica da Plataforma de Interação envolve uma instalação Moodle customizada para a interação, isto é, o uso de um software livre de apoio à aprendizagem a distância ajustado para que suas ferramentas apoiem não somente a criação de atividades formativas tradicionais, mas a promoção do diálogo e a construção compartilhada de conhecimento. O Moodle é um software web utilizado no mundo inteiro e oferece gratuitamente uma série de ferramentas para a gestão de ambientes virtuais de aprendizagem, os quais serão descritos a seguir priorizando-se os utilizados na Plataforma de Interação APICE ON:

Fóruns
Atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. Essa comunicação estabelecida em fóruns acontece sem que os participantes da discussão precisem estar online ao mesmo tempo, e permite que cada um, antes de manifestar sua opinião, acompanhe a discussão já em andamento e elabore com cuidado a sua participação.
O debate de temas nos fóruns promove a aprendizagem colaborativa, no qual os participantes trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos ou construídos, e interagem para criar um conhecimento compartilhado. Atividades de fóruns podem contribuir significativamente para efetividade da comunicação e construção de uma comunidade em um ambiente virtual. Porém o alcance desses objetivos está condicionado a:

a) Os participantes sentirem que há uma necessidade/razão de participar e que terão algum ganho com a experiência, incentivos para aprendizagem, apoio.
b) Encorajamento contínuo dos participantes para a exposição de ideias, mas de maneira qualificado, a qualidade das discussões nos fóruns é muito importante para a produção de conhecimento.
c) Promoção do clima de comunidade e propósito, uma vez que esta sensação de comunidade pode ser alimentada pela iniciativa e apoio de um tutor, ou primariamente por intermédio dos próprios participantes dependendo da intenção da atividade.
d) Organização clara do objetivo do fórum, que deve ser sempre a de discussão de um tema, sem que se confunda com uma ferramenta de avisos, um fórum pode ser utilizado com tal finalidade, mas de maneira claramente separada de sua finalidade núcleo que é a produção de conhecimento.
e) Fechamento de discussões comum resumo e produto concretos e potentes o que motiva os grupos a travar novas discussões e assim produzir novos materiais.

O fórum é muito importante para o desenvolvimento de grupos e trabalhos. Promove a construção de saberes. É nas fases iniciais que um grupo pode se tornar uma comunidade de participantes, que começam a crescer em sua compreensão de material didático e suas contribuições individuais para o processo de construção do conhecimento. Assim que as discussões avançam os participantes se acostumam com a mecânica e o tom dos fóruns.

Salas de Reunião: chat e webconferência
A plataforma conta com dois tipos de salas de reunião, chats e webconferência. Nessas salas, grupos de usuários podem travar conversas com o limite de tempo e participantes condicionado apenas à conexão de internet de seus integrantes.
Nos chats a conversa ocorre em tempo real somente através de texto com os participantes online dentro da sala no momento da reunião. Trata-se de uma alternativa interessante para a realização de reuniões curtas e objetivas e para reuniões em que os participantes possuem baixa qualidade de internet. A ferramenta chat é uma das funcionalidades oferecidas pelo Moodle.
Já nas webconferências a interação ocorre através de voz e vídeo em tempo real, sem limite de uso pelos participantes. Porém essa ferramenta não é disponibilizada pelo Moodle, no APICE ON parte do trabalho de customização do software referiu-se à integração da ferramenta de webconferência BigBlueButton, também gratuita e de código aberto, desenvolvida por programadores brasileiros. Essa ferramenta permite também a gravação das reuniões, que são disponibilizadas na plataforma para uso posterior.

Tarefas
Ferramenta para envio e recebimento de arquivos no modelo aluno-professor. Através dela é possível enviar comentários e feedbacks curtos a arquivos enviados por participantes, conferir notas e gerir envios.

Construção colaborativa de documentos (wiki)
Ferramenta que permite que um grupo de usuários crie e altere um documento em conjunto, gerindo as versões e contribuições de cada participante, adicionando comentários e vinculando outros arquivos; ferramenta importante na promoção do trabalho em equipe.

Outras ferramentas disponibilizadas pelo Moodle
Muitas outras ferramentas são disponibilizadas pelo Moodle, como a ferramenta pesquisa, onde é possível construir e gerenciar formulários simples de pesquisa do tipo survey; ferramenta questionário, complexa e robusta na criação de bancos de questões e formulários completos e, módulo Glossário, que permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário, ou coletar e organizar recursos ou informações.

Outras funcionalidades da Plataforma de Interação
Além das ferramentas disponibilizadas pelo Moodle e integradas a ele, a Plataforma de Interação também possui como funcionalidades:

• Estrutura e interfaces de gestão do conteúdo e da interação;
• É totalmente responsiva, funcionando nos principais dispositivos e navegadores;
• Possui módulo de calendários, onde é possível gerenciar e compartilhar eventos, tarefas e atividades.
• Apresenta interface articulada com a interface das demais plataformas utilizadas pelo projeto, facilitando a navegação e o acesso pelos integrantes de projeto;
• Notifica usuários sobre atividades e conteúdo novo na plataforma, via sinalização na própria interface e através do envio de e-mails de lembrete;
• Possui módulo de envio de e-mails em massa para os usuários cadastrados na plataforma;
• Permite a organização de arquivos compartilhados e privados isoladamente ou em pastas;
• Possibilita a livre troca de mensagens entre integrantes de toda plataforma.
• Hierarquia e usuários e permissões totalmente customizadas para o projeto.

Lógica de organização e interação
Grande parte da interação realizada na Plataforma de Interação APICE ON está organizada sob a lógica de grupos, lógica baseada nas principais mídias sociais e ferramentas mobile mais utilizadas atualmente como Facebook e WhatsApp. Nesse modo de organização cada hospital vinculado ao projeto possui um ambiente privado de interação entre seus participantes e seu mediador, cada supervisor possui um ambiente privado de interação com seus mediadores e a coordenação do projeto possui um ambiente privado de interação com seus supervisores. Outros grupos possuem as mesmas prerrogativas dentro da plataforma, sendo cada ambiente organizado com as ferramentas entendidas pela equipe plataforma como as mais adequadas ao tipo de interação e objetivos. Nesse sentido, ao logo do desenvolvimento do projeto observou-se a necessidade de articulação entre hospitais do projeto, fortalecendo a troca de experiências, foram então criados os Grupos de Interação, grupos criados conforme são identificadas as necessidades a partir do trabalho de supervisores e mediadores. O esquema abaixo apresenta um resumo da estrutura de grupos da Plataforma de Interação:

 

 

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