Quais núcleos de saberes e práticas conformam os campos Saúde da Mulher e Saúde do Recém-nascido em hospitais com atividades de ensino?

CAMPOS, G. W. S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p.219-230, 2000.

Nesse texto o autor promove uma reflexão sobre a Saúde Coletiva, pensada a partir de uma metodologia dialética, colocando também em discussão o seu Campo e o Núcleo de Saberes e de Práticas. Entendendo que o Núcleo se traduz na “identidade de uma área de saber e de prática profissional” e o Campo como um ‘’espaço de limites imprecisos onde cada disciplina e profissão buscariam em outras, apoio para cumprir suas tarefas teóricas e práticas” (Campos,2000).

No texto a discussão de Núcleo e Campo tem por objetivo refletir e buscar a identidade da Saúde Coletiva, discutindo para além do positivismo, do estruturalismo e de uma posição de transcendência sobre o campo da saúde, ou seja, o campo da saúde como uma matriz onde a saúde coletiva seria uma parte, ou poderia ser um núcleo coprodutor desse mesmo campo.

Será de grande valia a leitura completa do texto, nele será possível encontrar reflexões, questões para debate e uma generosa referencia bibliográfica. Além do que, Campos é um romancista e nos leva por fascinantes caminhos em seus textos.

Mas, aqui gostaríamos de nos deter na reflexão de Núcleo e Campo na execução do Projeto APICEON e nossa pergunta poderia ser:

Quais núcleos de saberes e práticas conformam os campos Saúde da Mulher e Saúde do Recém-nascido em hospitais com atividades de ensino?

O objetivo do APICEON é disparar movimentos para mudanças nos modelos tradicionais de formação, atenção e gestão junto a estas instituições, porque se apresentam como espaços definidores do modo como se consolida o aprendizado de práticas e a incorporação de modelos assistenciais.

Em algumas oportunidades temos colocado a discussão de Núcleo e Campo como uma possibilidade de reflexão do Grupo Estratégico Local (GEL), pela sua composição e produção de análise do processo de trabalho, onde os diferentes núcleos (identidade profissional, práticas e o que é especifico) possuem, nos campos acima referidos (saberes, práticas e espaço de interseção entre), ações que são comuns e que precisam ser permeáveis e fortalecidas em atuação entrelaçada.

O GEL tem a função de articular as ações do projeto com as demais áreas/gestores e profissionais do serviço. Tem em sua composição as seguintes representações:

  • 2 representantes da coordenação de obstetrícia (médico/a e enfermeiro/a);
  • 2 representantes da coordenação de neonatologia (médico/a e enfermeiro/a);
  • 1 representante da coordenação de ensino e pesquisa;
  • 1 supervisor/a do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia;
  • 1 coordenador/a do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica;
  • 1 coordenador/a do Programa de Residência em Pediatria e Neonatologia;
  • 1 coordenador/a do Programa de Residência de Enfermagem em Neonatologia
  • 1 representante indicado pela gestão do hospital para coordenar o desenvolvimento das ações do projeto;
  • 1 representante da gestão local do SUS; e
  • Outras representações (Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, entre outros).

Em alguns lugares o GEL foi se ampliando e ganhando a característica de GEL Ampliado, por trazer para discussão a gestão do SUS Municipal, Regional, Estadual e de outros serviços que compõem a Rede de Saúde e não poderiam estar fora da discussão.

Essa composição de GEL, onde os núcleos – traduzidos em identidade profissional, mantendo permeabilidade entre si e colocados a serviço da constituição dos campos na composição do comum e no entrelaçamento das ações e das corresponsabilidades, potencializam a qualificação do cuidado na maternidade e também a produção de conhecimento a partir das experiências vivenciadas e compartilhadas.

Entendemos que assim se concretizam os objetivos do projeto APICEON, que busca nos três âmbitos de intervenção: (i) Formação, (ii) Atenção e (iii) Gestão, reafirmar os desafios da mudança de modelo de atenção à saúde, com práticas de cuidado baseadas em evidencias cientificas, garantindo os direitos das mulheres e do recém nascido, e o protagonismo dos trabalhadores.

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Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

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