Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Qualineo

Qualineo é uma Estratégia criada pelo Ministério da Saúde(MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. Termos de adesão e compromisso foram assinados com os estados que apresentam as maiores taxas de mortalidade neonatal do país.

Participantes do projeto, acessem aqui a Plataforma de Interação QualiNEO.

Fale Conosco – Qualineo

 

30 dias de Ações pela redução da Prematuridade “Tu te tornas eternamente responsável pelo cuidado que praticas”

Prezados (as) Gestores (as) das maternidades integrantes da Estratégia QualiNEO,

No dia 17 de novembro de 2019, o Brasil se mobilizará para o Dia Mundial da Prematuridade, com o objetivo de despertar a atenção da população para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês a nascem de maneira prematura a cada ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Muitos destes bebês não sobrevivem ou ficam com sequelas. São considerados prematuros (ou pré-termos), os bebês que vem ao mundo antes de completarem 37 semanas de gestação. A campanha também visa diminuir as taxas de parto prematuro no Brasil, com foco para o cuidado aos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais brasileiras.

Neste ano as maternidades integrantes da Estratégia QualiNEO desenvolveram um tema a ser trabalhado em nível nacional, baseado no clássico infantil “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry. A campanha tem como título 30 dias de Ações pela redução da Prematuridade “Tu te tornas eternamente responsável pelo cuidado que praticas” e foi adaptada da obra literária com o intuito de provocar a reflexão de pais, familiares, profissionais de saúde, gestores, órgãos públicos, instituições privadas e a sociedade em geral em buscar mecanismos para que uma assistência mais qualificada seja oferecida aos prematuros. Compreende-se que todo o cuidado traz um impacto permanente na sobrevida desses bebês, onde cada um contribui direta e indiretamente para a qualidade de vida dos prematuros sob sua responsabilidade.

O enfermeiro Janailton Lima, do Hospital Geral de Fortaleza – Ceará, integrante da estratégia QualiNEO, compreendendo a dimensão da campanha proposta, criou a identidade visual, elaborou os modelos de camisetas e cederá a todos os estados brasileiros que desejarem reproduzir seus materiais com o título proposto.

A intenção é de que haja uma mobilização nacional para reforçar um modelo de assistência que abrange pré-natal, internação materna, parto e nascimento, internação do recém-nascido, retorno para casa, crescimento e desenvolvimento dos RNs prematuros, além do cuidado humanizado, contato pele a pele entre o recém-nascido e seus pais, controle ambiental, redução da dor, cuidado com a família e suporte da equipe de saúde. Cabe ressaltar que o cuidado qualificado aos prematuros deve ser contínuo, e não apenas no mês em destaque.

Bom trabalho para todas as equipes!

 

Alguns materiais para subsidiar as discussões:

Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde

• Vídeo na plataforma Viva mais SUS sobre o Pré-Natal do Parceiro

Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde

Curso Promoção do Envolvimento do Homem na Paternidade e no Cuidado

Caderneta da Gestante

Cartilha: Como envolver o homem trabalhador no planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e desenvolvimento da criança

Nota técnica conjunta: Recomendações do Ministério da Saúde para regulamentar as atividades de orientação sobre paternidade em relação ao Marco Legal da Primeira Infância, (Lei Nº 13.257 de 08 de março de 2016).

Cartilha para pais

Curso Pai Presente Cuidado e Compromisso- EAD- AVASUS

Folder Licença Paternidade

 

Estratégia QualiNEO
Promovendo os bons Encontros!