Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Bittencourt, Sonia Duarte de azevedo (Org.). Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade. /organizado por Sonia Duarte de azevedo Bittencourt, marcos augusto Bastos Dias e mayumi Duarte Wakimoto. ─ Rio de Janeiro, EaD/Ensp, 2013. 268 p., il., tab., graf. ISBN: 978-85-61445-87-4.

O livro Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade representa o resultado de um trabalho conjunto das áreas técnicas do Ministério da Saúde – Saúde da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Jovem e Departamento de Análise de Situação de Saúde – e da Fundação Oswaldo Cruz – Grupo de Pesquisa da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, e Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/Ensp), Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) – para a sensibilização da sociedade sobre o tema e a qualificação dos profissionais de saúde e membros de comitês de mortalidade.

O óbito materno, infantil e fetal constituem importantes problemas de saúde pública e permanecem como um desafio. A rede de determinantes que envolve esse evento ilustra profundas desigualdades entre as regiões geográficas do país, que podem ser evidenciadas pelos indicadores de saúde e pela distribuição dos óbitos maternos, infantis e fetais nos diferentes grupos sociais que compõem a sociedade brasileira. Fica evidente a necessidade de políticas desenvolvidas com equidade e que contemplem as diferentes realidades sociais, culturais e de acesso a serviços de saúde.

O enfrentamento do problema demanda ações educativas e comunicativas, colocando a discussão na agenda e sensibilizando os diferentes atores para a importância da atuação de cada um, seja como profissional de saúde, representante da sociedade civil organizada, cidadão. Este livro busca, portanto, estimular o debate, contribuir para a reflexão e para a discussão do tema no contexto da saúde da mulher e da criança e da saúde pública.

(…)

Disponível Em: <http://ensp.fiocruz.br/>