NOTÍCIAS

Hospital Risoleta Neves recebe gestantes para visita na maternidade

1 out 2018

A maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, recebeu nessa segunda feira, gestantes que tem a maternidade como referência para visita e roda de conversa com profissionais do hospital.

A ação já existia na maternidade para as mulheres que manifestam interesse em conhecer o local onde terão bebê, mas após o ApiceON a visita foi reestruturada e agora conta com datas fixas, cronograma e programação.

Nessa segunda, as visitantes foram recebidas pela enfermeira obstétrica e coordenadora da linha de cuidado materno-infantil do hospital, Rosângela Lima, que explicou os objetivos da visita e apresentou o hospital. Segundo Rosângela, a visita prévia coopera na vinculação da gestante ao local de parto, ajudando a sanar dúvidas, conhecer a estrutura do local e equipe profissional, tranquilizando-a quanto ao retorno no momento do parto.

As residentes em enfermagem obstétricas Caroline Leite e Mariana Cabral acompanharam a visita e sanaram dúvidas das gestantes sobre o momento do parto, o momento correto para ir à maternidade, procedimentos adotados durante o parte e as políticas de humanização do cuidado as quais o hospital segue. Os questionamentos em torno da presença do acompanhante, vantagens do parto normal, posições para o parto e métodos não farmacológicos para o alívio da dor foram os principais abordados pelas gestantes. Durante a conversa, foi demonstrada a posição de parto com o auxílio da banqueta e a bola como método de alívio da dor, destacando a primazia da escolha da mulher sobre as ações tomadas durante o parto.

A assistente social do hospital, Lucinéia Pereira, também se apresentou durante a visita, se dispondo à esclarecer dúvidas junto das gestantes.

Após a conversa, foi feita uma visita guiada pelos setores da maternidade, envolvendo o bloco cirúrgico, os alojamentos conjuntos, cartório de registro e quartos de parto. Na oportunidade, as mulheres foram orientadas sobre a assistência prestada pela maternidade à gestante. Joelma Martins, do município de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das gestantes a visitar a maternidade nesta segunda. Ela considera a iniciativa importante, porque tira o desconforto de chegar ao hospital no momento do parto e não saber do espaço físico, o que oferece maior segurança. Segundo ela, além da oportunidade de esclarecer dúvidas, ela se sente mais confiante junto ao serviço.

A próxima visita na maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves está agendada para o dia 15 de outubro.

 

Fotos: Paula Roberta/ApiceON

Tags:

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Contato

© Copyright 2018 Apice On