O dia 28 de maio foi estabelecido como Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e conscientizar sobre as diversas questões de saúde comuns na vida das mulheres, que são maioria no Brasil, e para redução dos índices de mortalidade materna.
As mulheres são acometidas mais pelas doenças hormonais e ginecológicas, por isso a atenção periódica às consultas médicas e seus devidos tratamentos são fundamentais para manter a saúde.
A mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Uma sociedade mais justa com atenção integral, humanizada e baseada em evidências é o caminho para a superação dessa tragédia associada à vida das mulheres e sua saúde reprodutiva.
A mortalidade materna é evitável. A redução do óbito materno deve ser um compromisso dos profissionais de saúde e sobretudo de toda sociedade.
Confira abaixo o Infográfico ApiceON sobre mortalidade materna:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On