Produto de décadas de discussões e ações tomadas com foco na saúde e qualidade de vida das mães, crianças e famílias, a Semana Mundial de Aleitamento Materno chega em 2018 na sua 27ª edição. O tema deste ano é “Amamentação é a base da vida”.
Desde 1948, com a fundação da Organização Mundial da Saúde, tomou força a preocupação com a mortalidade infantil em escala global, com foco no aleitamento materno, mas foi só em 1990 que tomou forma este movimento, com a prromulgação da chamada “Declaração de Innocenti”. O documento nasceu da articulação entre OMS e Unicef, e foi assinado por organizações governamentais e não-governamentais de todo o mundo, incluindo o Brasil.
Com a Declaração de Innocenti, objetivou-se a articulação nacional para a promoção da amamentação, a cargo de cada país signatário do termo, implementação da estratégia “10 passos para o sucesso da amamentação”, implantação de um Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e a atuação em esfera legal em defesa da mulher e do direito de amamentar.
A coordenação desses objetivos ficou a cargo da Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA em inglês, fundada em 1991. No ano seguinte, em 1992, a WABA propôs uma ferramenta na busca pelas demandas propostas na Declaração. Nascia a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada todos os anos, desde 1992, sempre entre os dias 1º e 7 de agosto. A cada ano a WABA escolhe um tema que vai nortear as ações a serem tomadas. Para a promoção da Semana, a organização produz e distribui material de divulgação e conscientização em 14 idiomas, incluindo o português. Atualmente, mais de 170 países registram ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno em seu território.
No Brasil, os eventos são coordenados pelo Ministério da Saúde desde 1999. O Ministério é responsável pelas ações de adaptação dos temas para o país, além da distribuição de material de divulgação e conscientização e apoio às maternidades no planejamento e execução das ações planejadas.
Os temas da Semana Mundial de Aleitamento Materno, desde 1992, foram:
1992 – Hospitais Amigos da Criança
1993 – Amamentação: Direito da Mulher no Trabalho
1994 – Amamentação Fazendo o Código Funcionar
1995 – Amamentação Fortalece a Mulher
1996 – Amamentação Responsabilidade de Todos
1997 – Amamentar é um Ato Ecológico
1998 – Amamentação: O melhor Investimento
1999 – Amamentar: Educar para a Vida
2000 – Amamentar é um Direito Humano
2001 – Amamentação na Era da Informação
2002 – Amamentação: Mães Saudáveis, Bebês Saudáveis
2003 – Amamentação: Trazendo Paz num Mundo Globalizado
2004 – Amamentação Exclusiva: Satisfação, Segurança e Sorrisos
2005 – Amamentação e introdução de Novos Alimentos a partir dos 06 meses de Vida.
2006 – Amamentação: Garantir este direito é responsabilidade de todos.
2007 – Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem demora.
2008 – Amamentação: Participe e Apóie a Mulher!
2009 – Amamentação em todos os momentos. Mais carinho, saúde e proteção.
2010 – Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. É um importante passo para uma vida mais saudável.
2011 – Amamentar faz bem para o bebê e para você.
2012 – Amamentar Hoje é Pensar no Futuro.
2013 – Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você.
2014 – Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!
2015 – Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos.
2016 – Amamentação: chave para o desenvolvimento sustentável
2017 – Amamentação: trabalhar juntos para o bem comum
2018 – “Amamentação é a base da vida”
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On