Aconteceu nesta quarta-feira (20/03), no Rio de Janeiro, o Fórum ANS sobre Qualidade da Atenção na Saúde Suplementar. Durante o encontro a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) assinaram o Acordo de Cooperação do Projeto Parto Adequado, reafirmando o compromisso de trabalho integrado entre enfermeiras obstétricas/obstetrizes e médicos.
Segundo site da ANS, o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.
Confira abaixo a matéria originalmente publicada na página oficial da ABENFO NACIONAL – Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras:
“Em momento histórico, em que seguimos firmes no propósito de fomentar mudanças no modelo de atenção obstétrico brasileiro, foi assinado com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO o Acordo de Cooperação do Projeto Parto Adequado. A assinatura ocorreu durante o Fórum ANS sobre Qualidade da Atenção na Saúde Suplementar, realizado hoje no Rio de Janeiro. O Acordo reafirma nosso compromisso de trabalho integrado entre enfermeiras obstétricas/obstetrizes e médicos, utilizando plenamente as potencialidades de cada membro da equipe, de acordo com suas habilidades técnicas e legais, em benefício das mulheres, seus bebês e suas famílias por meio de cuidados qualificados.
Durante sua fala, a presidente Kleyde Ventura falou sobre a honra e a responsabilidade em assinar este Termo de Compromisso. “Este Projeto tem grande importância para o país. Precisamos reverter as taxas de cesárea; nós também precisamos fazer uma discussão séria sobre Violência Obstétrica e sobre cuidado qualificado. No entorno disso, uma discussão importante sobre trabalho e trabalho em equipe multiprofissional, que é o caminho para que nós consigamos chegar a bom termo. Não apenas em termos de indicadores, mas no fato de além de dar segurança e cuidado às mulheres, resignificar o momento do parto. A maternidade é um tema de mulheres e da sociedade, e, portanto, deve ganhar pauta em todos os espaços que forem possíveis, muito especialmente, nos espaços de entidades cujos os profissionais estão tão comprometidos na causa da vida, do parto e nascimento. Para nós é um momento histórico. A responsabilidade não é pequena e nós esperamos daqui há um ano estar aqui novamente em uma sessão de avaliação e de análise, do que esta parceria trouxe de repercussão e de efeitos para o Projeto que chama tanto engajamento. Quero dizer aqui a todos vocês que a Enfermagem Obstétrica brasileira está engajada neste trabalho colaborativo e esse engajamento é para trazer para o centro da discussão a Enfermagem, seus temas e as próprias mulheres”.
Presentes:
– Dra Kleyde Ventura de Souza, presidente da ABENFO Nacional
– Dr Juvenal Barreto, Diretor de Defesa e Valorização Profissional da FEBRASGO, representado o presidente César Eduardo Fernandes
– Sr Leandro Fonseca da Silva, Diretor-Presidente Substituto da ANS
– Dra Jacqueline Torres, co-idealizadora e gestora do Programa Parto Adequado – ANS
– Dr Rodrigo Rodrigues de Aguiar, Diretor de Desenvolvimento Setorial ANS
– Dr Miguel Cendoroglo Neto, Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein
– Dra Marilanda Lima, fundadora, 1ª presidente e membro do Conselho Consultivo da ABENFO Nacional
– Dra Maysa Luduvice Gomes, vice-presidente da ABENFO RJ
– Martha Oliveira, Diretora de Estratégia e Novos Negócios Qualirede”
Em momento histórico, em que seguimos firmes no propósito de fomentar mudanças no modelo de atenção obstétrico…
Publicado por Abenfo Nacional em Quarta-feira, 20 de março de 2019
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On