Como ação do Ministério Público do Acre (MPAC) foi realizado, no dia 25 de junho, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco – AC, o lançamento da Cartilha ‘Direitos das Mulheres no Parto – Conversando com profissionais da saúde e do direito’ e a abertura da 2° edição da Exposição Sobre Violência Obstétrica ‘1:4 – Retratos da Violência Obstétrica, de Carla Raiter’. A primeira edição da cartilha foi lançada em 2017, com organização do Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde, em São Paulo.
O objetivo da cartilha é garantir os direitos reprodutivos femininos e, consequentemente, melhorar os indicadores de saúde das mulheres e neonatais. O lançamento desse material vem de encontro com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a assistência ao parto de baixo risco com o mínimo de intervenção possível, dando maior autonomia a mulher e permitindo o seu protagonismo.
O material foi criado direcionado a todos os profissionais que queiram saber sobre os direitos das mulheres na assistência ao parto, principalmente, médicos, enfermeiras, obstetrizes,técnicos de enfermagem e, também, os operadores do direito, como os advogados, que atualmente trabalham com o tema da violência obstétrica.
As infrações aos direitos das mulheres se dividem em 4 categorias:
Faça o download da Cartilha ‘Direitos das Mulheres no Parto – Conversando com profissionais da saúde e do direito’ e confira o conteúdo completo.
A maternidade
A Maternidade Bárbara Heliodora, integrante do Projeto ApiceON, é referência no atendimento às gestantes de alto risco no Acre pelo trabalho de humanização no parto. E também para atendimento às mulheres vítimas de abuso e violência sexual e em cuidados intermediários neonatais na região.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On