Encontro tem como objetivo alinhar práticas e ajustar parâmetros de avaliação do projeto
Profissionais envolvidos com o projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) se reuniram nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte para discussão, revisão e acerto de parâmetros de diagnóstico e avaliação do projeto.
Supervisoras, mediadores, coordenadoras, equipes de plataforma, planejamento, monitoramento e avaliação e técnicos do Ministério da Saúde estiveram presentes no encontro compartilhando experiências, expondo as dificuldades e conquistas percebidas em cada macrorregião. Especialistas da área, como os médicos e pesquisadores Maria Auxiliadora Gomes e Marcos Dias Bastos, do Instituto Fernandes Filgueira ministraram palestras e cooperaram nas discussões junto às supervisoras e mediadoras.
A oficina de indicadores vem como uma forma de apoio e consolidação da metodologia adotada pelo Apice On, que exige dinâmica e correspondência entre as partes para alcançar os melhores resultados e conectar serviços de todas as partes do Brasil.
Marcando uma nova fase do projeto, após a realização da primeira rodada de seminários macrorregionais e início da elaboração de diagnósticos nos hospitais e maternidades, mediadoras e supervisoras receberam crachá de identificação do projeto para acesso nos hospitais e início do trabalho direito junto aos grupos estratégicos locais, que apresentarão o Apice On para a comunidade hospitalar ao longo do primeiro semestre deste ano, concomitantemente às primeiras ações do projeto localmente.
Como parte dos momentos de partilha do Apice On, a oficina deixa como marco a união de forças com vistas ao fazer de novas práticas profissionais em saúde que privilegiem a humanização e a garantia de direitos das mulheres e bebês. O Apice On segue junto às instituições parceiras, equipe profissional, programas e estratégias do Ministério da Saúde, como a Qualineo e a Rede Cegonha com o objetivo de construir uma nova cultura no âmbito da obstetrícia e neonatologia.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On