Equipes de 12 hospitais universitários e de ensino dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro se reuniram nos dias 24 e 25 de abril, em Lagoa Santa (MG), para a segunda edição do Seminário Macrorregional Sudeste I do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON).
Na abertura do Seminário, destacou-se a presença de representantes de sociedades científicas das áreas da medicina e enfermagem, importantes aliadas do projeto no eixo de ensino. A metodologia ativa proposta pelo projeto permite que os profissionais compartilhem experiências, conhecendo a realidade dos hospitais participantes, cooperando na construção de um panorama regional dos serviços prestados. A coordenadora-geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Mônica Almeida Neri, durante a mesa de abertura, falou sobre a responsabilização do serviço e a importância da abordagem da atenção como uma rede de cuidados, que parte desde a atenção básica até o momento de parto e pós-parto, em que todos os envolvidos devem estar alinhados para o aprimoramento constante do atendimento.
Temas como a implantação da classificação de Robson na admissão da gestante, protocolos para atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, inserção de enfermeiro obstétrico na cena de parto e as boas práticas no cuidado e atenção no parto e nascimento foram focos de atenção diferenciada em rodas de discussão entre os profissionais, que apresentaram os avanços e desafios encontrados nos primeiros meses de atuação no Apice ON.
A agenda do seminário seguiu com a mesa-redonda composta pelo gerente de Atenção à Saúde da Maternidade Assis Chateaubriand, de Fortaleza, Carlos Augusto, pela assistente social do Hospital Sofia Feldman, Gislene Nogueira, e representante da equipe de Monitoramento, Planejamento e Avaliação do Apice ON, Serafim Santos. Com o tema “a co-gestão e a construção de espaços coletivos – o papel do Grupo Estratégico Local (GEL) como arranjo para o exercício da democracia institucional”, discutiu-se a primordialidade da articulação do GEL da instituição com os profissionais de gestão do serviço, referências da administração municipal e estadual, além de demonstrar caminhadas exitosas nesse sentido, apontando formas de atuar integrando os eixos do projeto às instâncias de gestão.
Laercio Fonseca, coordenador da maternidade do Hospital Universitário de Montes Claros destacou a mudança de visão em relação às boas práticas obstétricas como um dos pontos principais do Apice ON. Segundo ele, a abordagem leva à institucionalização do assunto para além do eixo médico-enfermeiro, envolvendo outros profissionais. Atualmente, a maternidade vem desenvolvendo protocolos para atendimento à violência contra a mulher e de implantação da Classificação de Robson.
Novos parceiros
Durante o seminário, foi oficializada a entrada de mais três hospitais da Macrorregião Sudeste I ao Apice ON. Deu-se boas vindas às equipes do Instituto Fernandes Figueira (IFF), do Rio de Janeiro, e o Hospital Risoleta Neves a Santa Casa, de Belo Horizonte. Os serviços estão em fase de elaboração de Planos Operacionais e participam pela primeira vez do seminário. Edneia Oliveira, enfermeira do Instituto Fernandes Figueira disse está com uma expectativa ótima em relação ao projeto e que já enxerga muitas oportunidades de avanço junto ao Apice ON, destacando as experiências dos colegas e o compartilhamento de práticas e protocolos que o seminário oportuniza. A analista convidada do seminário, Vera Oliveira Figueiredo, será mediadora dos novos serviços.
Mesa de abertura
Além da coordenadora-geral de saúde das mulheres do Ministério da Saúde, Mônica Almeida Neri, também estiveram presente à mesa a coordenadora-geral do Projeto Apice ON, Maria Esther Vilela, a coordenadora-geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Ana Paula Cruz, a representante da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Cintia Carvalho, a representante da coordenação Estadual de Saúde das Mulheres e Crianças, Regina Amélia Aguiar, a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Lucineia Ramos, a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Eliana Palhares, a representante da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher e do Movimento PopRua , Luana Malheiro, a representante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Claudia Laranjeira, a representante da Associação Brasileira de Obstetrícia e Enfermeiras Obstetras (Abenfo) , Juliana do Carmo, a representante do Parto do Princípio, Polly do Amaral, e a representante da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) e Luciana de Gouvea Viana.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On