por Bianca Dargam adaptado por Luiz Felipe Nunes
O Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas, com enfoque no componente parto e nascimento, encontra-se em sua segunda versão, triênio 2017/2019, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro.
Atrelado ao Projeto ApiceON, objetiva ampliar a integração ensino-serviço, tanto na qualificação das práticas de cuidado quanto na formação profissional, com foco na mudança de modelo de atenção ao parto, nascimento e ao abortamento, na qualificação das ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva e na atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.
Centrado em atividades de mobilização dos serviços e apoio metodológico para avaliações e compartilhamento de experiências, o Aprimoramento utiliza metodologias ativas, em parte presencial e parte virtual, contando com Plataforma informatizada para interações permanentes.
De 29 de outubro a 10 de novembro de 2018, e de 26 de novembro a 8 de dezembro de 2018 foi realizado o aprimoramento de 16 enfermeiras obstétricas oriundas do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. A primeira etapa do curso foi realizada nos moldes de imersão durante 15 dias a partir de atividades práticas na Maternidade Municipal Alzira Reis (Niterói/ RJ) e no Hospital Maternidade Carmela Dutra (Rio de Janeiro/RJ) e de oficinas no Campus da Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ, com foco direcionado ao desenvolvimento da atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da(o) enfermeira(o) obstétrica(o). Além disso, perpassa a mobilização de equipes locais que podem ajudar o hospital de origem do profissional na ampliação, implementação e/ou consolidação de práticas com vistas à promoção de mudanças do modelo de atenção ao parto e nascimento, de gestão e de ensino/formação a partir do estímulo aos mecanismos de intervenções oriundas do processo de analisar a realidade do próprio trabalho.
DEPOIMENTOS
“Tive o privilégio de participar do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas e ser da primeira turma da UFF. Aprendi muito a respeito dos desafios que, ainda nos dias de hoje, nossa classe de Enfermeiras Obstétricas enfrentam, na conquista do espaço da atuação na assistência ao parto dentro das unidades hospitalares. Realidade esta que vem sendo modificada lentamente a cada dia, com muitos enfrentamentos da nossa categoria para avançarmos nesta conquista.
No início imaginei que encontraríamos um cenário perfeito da atuação das Enfermeiras nos hospitais do Rio de Janeiro, mas ao adentrarmos a unidade hospitalar percebi que tão parecidas conosco elas também enfrentam as adversidades da atuação, principalmente com as outras categorias, fazendo com que ali eu percebesse que as nossas realidades estavam bem próximas e que, de certa forma, foi um conforto e um estímulo para que eu também me sentisse capaz de ir até aonde elas já chegaram e desejar que elas tenham um suporte nas áreas onde observei que ainda precisam melhorar, para construímos juntos novas conquistas, que são diárias e com a união da categoria.”
Meiry Helena Gomes, Enfermeira Obstétrica e preceptora da residência de Enfermagem Obstétrica do Hospital Materno Infantil, Goiânia – GO. 1ª Turma do Aprimoramento.
————
O aprimoramento para os Enfermeiros Obstétricos no RJ foi uma experiência super positiva sob vários aspectos, dois quais destaco: nos deparamos com uma unidade iniciando a inserção do profissional bem como suas dificuldades (situação da Moura Tapajóz – Manaus) e conhecemos uma maternidade onde os Enfermeiros possuem seu espaço e reconhecimento.
Para mim o ApiceON e a equipe RJ eram o que faltava para estimular e dar segurança ao profissional.
A cada dificuldade local temos a oportunidade de dividir, reclamar, opinar e estimular uns aos outros; o que nem sempre encontramos no nosso local de trabalho.
Posso comparar o ApiceON e a equipe Rio como uma escada com corrimão; sendo o ApiceON a escada e a equipe RJ o corrimão no qual podemos nos apoiar. Obrigada!
Érica Nascimento da Silva, do Amazonas. 1ª Turma do Aprimoramento.
———-
Acredito que durante esses 15 dias consegui superar minhas expectativas e com certeza retornei à minha instituição com outra visão em relação a qualidade na assistência ao parto.
Foi uma experiência única, momento valioso de muito aprendizado e troca de conhecimentos.
Onde tive a oportunidade de conhecer profissionais que procuram sempre fazer o melhor pelo bem da mulher.
Luciana Moraes Valentim da Silva, de Sergipe. 2ª Turma do Aprimoramento.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On