Como parte da programação do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO), na última quarta feira, 12 de dezembro, foi ministrada uma oficina sobre planejamento reprodutivo com foco na inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) de cobre no pós-parto e pós-abortamento. As aprimorandas assistiram a uma aula teórica ministrada pela enfermeira obstétrica do Hospital Sofia Feldman, Joyce Bernardes, que abordou os maiores mitos que giram em torno do DIU como método contraceptivo, técnicas para a inserção ambulatorial, no pós-parto e abortamento, discutindo também a abordagem que o profissional deve ter junto à mulher, garantindo o acesso à informação e às vantagens e desvantagens do uso do DIU. Segundo Joyce, cabe ao profissional responsável pela inserção a orientação sobre o método, assim como a análise das condições de saúde da mulher. Durante a aula teórica, foram realizados estudos de caso para identificação de impedimentos para inserção do DIU e orientações ideais para cada situação, como a necessidade de alertar que o efeito do DIU se restringe à contracepção e não previne doenças sexualmente transmissíveis.
No momento da prática, foi demonstrada a inserção do DIU em modelos de úteros, com o uso das ferramentas e técnicas apropriadas para cada situação (intervalo e pós-parto). Em seguida, as aprimorandas praticaram a inserção nos modelos sob a supervisão das enfermeiras obstétricas Carla Guanabens e Joyce Bernardes. A observância às técnicas exemplificadas foram o foco principal da prática e envolveu também a troca de conhecimentos entre as profissionais acerca de situações vivenciadas no cotidiano dos serviços.”É importante termos a prática e entender os procedimentos do hospital para encontrar espaço de atuação e ofertar o DIU como método contraceptivo”, afirmou Tamara Bertanha, da Santa Casa de Franca, em São Paulo.
A oficina passou a integrar o Aprimoramento com a inserção do curso no âmbito do ApiceON, que trouxe a necessidade de informar e capacitar profissionais das maternidades sobre o DIU, facilitando o acesso ao método, principalmente no pós-parto imediato para as mulheres que demonstram interesse. A enfermeira Carla Guanabens afirma que a oficina vem como uma maneira de aproximar as enfermeiras da técnica, compreender qual o melhor momento para a inserção, eficácia do método, efeitos colaterais e contra indicações. Além disso, coopera para que cada uma volte ao serviço com maior segurança, podendo atuar ativamente na elaboração do protocolos para a inserção e orientar a oferta do DIU.
DIU de cobre
O DIU é um método contraceptivo conhecido pelas mulheres, mas pouco utilizado (PNDS, 2008). É importante garantirmos o acesso a recursos para o planejamento reprodutivo em todos os cenários de assistência à mulher, inclusive nas maternidades. A oferta de DIU de cobre nas maternidades visa reduzir a gravidez não planejada e melhorar o acesso a esse método contraceptivo.
Para saber mais sobre o DIU de cobre, clique aqui.
Aprimoramento
O Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) é uma estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a rede de profissionais com maior capacidade para intervir nos modos de gerir e cuidar em saúde a partir de processos de formação-intervenção. O curso é estruturado em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (UFF), Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Maternidade Amélia Buarque de Hollanda, ambas no Rio de Janeiro.
Já em sua 8ª turma em Belo Horizonte, a proposta do curso é trabalhar na qualificação de enfermeiras obstétricas nos processos de cuidado e gestão, com foco na atenção ao parto e nascimento. A estrutura do curso permite a atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da enfermagem obstétricas para assistência ao parto e nascimento nos hospitais, maternidade e centros de parto normal aderidos ao ApiceON. O curso parte da introdução de referenciais e ferramentas para análise e de intervenção dos profissionais no caminho da mudança de modelo de gestão dos serviços.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On