No dia 03 de maio, em Curitiba (PR), aconteceu a Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco (A&CR) em Obstetrícia promovida pelo Projeto ApiceON, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), 2ª Regional de Saúde do estado do PR e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS).
A atividade teve como objetivo capacitar os profissionais da área de saúde dos hospitais participantes do Projeto ApiceON na região: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC/UFPR), Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Hospital do Rocio, Hospital do Trabalhador e Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA). Também participaram os 13 hospitais da rede materna e infantil da 2ª Regional da Saúde do estado do Paraná. O objetivo da capacitação foi aprimorar o cuidado, desde o momento da chegada das gestantes nas maternidades, com escuta qualificada e classificação do grau de risco baseado em protocolo assistencial das maternidades. Essa demanda foi construída a partir das reuniões dos Grupos Estratégicos Locais (GEL) dos hospitais e fortalecida junto a SESA e SMS.
A atividade contou com 70 participantes, sendo eles trabalhadores da saúde e gestores dos hospitais. A oficina proporcionou um movimento de capacitação e construção coletiva referente as temáticas do acolhimento e da classificação de risco obstétrico. Durante o evento foi entregue para cada instituição o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia do Ministério da Saúde (MS) e foram realizadas atividades de discussão de casos. Os hospitais participantes elaboraram planos de ação institucionais para implementação e/ou qualificação do A&CR na obstetrícia e foi pactuado com os grupos que o material deverá ser encaminhado a SESA e SMS.
Ao final do dia foi proposto a realização de uma segunda oficina para compartilhar as ações de aprimoramento e de inovações do A&CR em obstetrícia, que será construída a partir do plano de ação dos grupos com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer as ações propostas pelas instituições e a rede de cuidado materna e infantil da região de saúde.
Confira mais fotos da oficina aqui.
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On