Na última segunda-feira, 28 de janeiro, a 9ª turma do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas iniciou as atividades da 1ª etapa no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. A turma é formada por aprimorandas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal, que passarão as próximas duas semanas imersas na rotina do hospital, em plantões diários e em oficinas especializadas.
Na aula inaugural, o diretor do Sofia Feldman, o médico ginecologista Ivo Lopes, conversou com as aprimorandas, apresentando um pouco da rotina do hospital, protocolos e história. Como hábito, a presidente da Seccional Minas Gerais da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), Juliana Maria de Almeida, e a vice-presidente nacional, Kelly Cristina Almeida, certificaram preceptores do hospital – indicados pela turma anterior – os trabalhadores que se destacaram durante o curso no apoio ao exercício das atividades do Aprimoramento. Participaram do momento também, a supervisora da região norte do Projeto ApiceON e referência dos cursos de Aprimoramento, Maria Christina Barra, e a enfermeira obstétrica, Ana Paula Vallerini, referência técnica em enfermagem do hospital.
A estratégia de certificação é parte da metodologia de Formação e Intervenção do curso, cujo objetivo é a valorização dos profissionais que cooperam no aprimoramento profissional das enfermeiras participantes. A enfermeira Lilia Coelho Lopes, responsável pela criação do Núcleo de Práticas Integrativas do Hospital Sofia Feldman, foi uma das indicadas pela turma anterior e aproveitou a oportunidade para agradecer, ressaltando a relevância do cuidado diferenciado prestado pelo hospital e a necessidade de centrar a atenção na mulher. Uma doula da instituição, Maria Mazarelo de Freitas, de 86 anos, também foi indicada e agradeceu o reconhecimento, comentando a importância da iniciativa do ApiceON de valorizar a enfermagem obstétrica e a presença deste profissional na cena de parto.
A enfermeira Ana Paula Vallerini deu sequência à aula, explicando as atividades do Aprimoramento, rotinas do hospital e demais informações de referência. Em seguida, as aprimorandas foram conduzidas para uma visita técnica às instalações do hospital, acompanhadas pela enfermeira Cristiane Alessandra, que é referência técnica do Aprimoramento, com a finalidade de conhecer os setores em que irão atuar: Pronto Atendimento, Centros de Parto Normal, alojamento conjunto e casa do bebê. A casa da gestante, creche e banco de leite também foram visitados na oportunidade.
A enfermeira Giuliana Rondelli encerrou o primeiro encontro com uma discussão sobre competências em enfermagem obstétrica, que abordou conceitos de trabalho em saúde, habilidades e o panorama da atenção ao parto e nascimento no Brasil.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On