A segunda turma do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) do ApiceON finalizou a primeira etapa de formação nesta sexta feira, 10 de agosto. Seis enfermeiras obstétricas das cidades de Marília, interior do estado de São Paulo e Santa Maria, no Rio Grande do Sul formaram a turma.
As aprimorandas passaram os últimos 14 dias em vivência no Hospital Sofia Feldman, no bairro Tupi, em Belo Horizonte e integraram a rotina no hospital, atuando em diversos setores, como o Pronto Atendimento, Centro de Parto Normal, Alojamento Conjunto e Maternidade. Durante o curso, foram apreendidas as rotinas do hospital, os protocolos e as experiências de gestão no Sofia Feldman.
A aula inaugural contou com exposição da supervisora da região Norte do ApiceON e referência do projeto para o Aprimoramento, Maria Christina Barra, coordenadora de enfermagem do Hospital Sofia Feldman, Ana Paula Vallerini, enfermeira obstetra Carla Guanabens e a referência técnica da linha de Ensino e Pesquisa do hospital, Lélia Madeira. Sob a supervisão de enfermeiras e enfermeiros preceptores, as aprimorandas prestaram assistência ao parto e nascimento, cooperando no cuidado às mulheres e recém-nascidos. Também participaram de oficina sobre inserção de DIU pós parto, métodos não farmacológicos para alívio da dor, aula sobre recém nascidos e atividade final sobre gestão e avaliação com Serafim Santos, da equipe de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do ApiceON e Kleyde Ventura, da coordenação do projeto.
Para o retorno, já estão previstas apresentações sobre a experiências e reuniões junto ao Grupo Estratégico Local da instituição para abordar as temáticas levantadas durante o curso e também questões relativas à inserção da enfermagem obstétricas diretamente na cena de parto.
Aprimoramento
O Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) é uma estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a rede de profissionais com maior capacidade para intervir nos modos de gerir e cuidar em saúde a partir de processos de formação-intervenção. O curso é estruturado em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (UFF), Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Maternidade Amélia Buarque de Hollanda, no estado do Rio de Janeiro.
A proposta do curso é trabalhar na qualificação de enfermeiras obstétricas nos processos de cuidado e gestão, com foco na atenção ao parto e nascimento. A estrutura do curso permite a atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da enfermagem obstétricas para assistência ao parto e nascimento nos hospitais, maternidade e centros de parto normal aderidos ao ApiceON. O curso parte da introdução de referenciais e ferramentas para análise e de intervenção dos profissionais no caminho da mudança de modelo de gestão dos serviços.
Fotos: Paula Roberta/ApiceON
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On