Com o objetivo de ampliar a rede de sujeitos com maior capacidade de intervir nos modos de gerir e de cuidar em saúde – a partir de processos de formação-intervenção – o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) estruturam e disponibilizam o Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) no componente parto e nascimento para os hospitais do projeto ApiceON.
O Aprimoramento vem como uma estratégia para implantação e disseminação do modelo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de assistência ao parto e nascimento, que se aproxima do menor controle e maior cuidado no parto, em contraposição ao uso desnecessário de intervenções médicas e procedimentos invasivos.
Aliada à legitimação ocidental do nascimento enquanto procedimento médico, a situação brasileira traz estatísticas que ajudam a ilustrar a questão. No país, 98% dos partos são realizados em hospitais, dentre estes uma elevada quantidade apresenta procedimentos um tanto em desacordo com a situação de mulheres com gravidez de baixo risco e naonatos saudáveis, como episiotomia (53,5%), litotomia (91,7%), inviabilização do contato pele a pele (16,1% apenas o fazem) ou a baixa inclusão do acompanhante no parto (apenas 18,8%), segundo a Pesquisa Nascer no Brasil, publicada em 2014. Mesmo em hospitais de ensino, onde é possível encontrar números que indicam melhora na situação do atendimento, os índices ainda estão longe de indicar a consolidação das boas práticas de atenção ao parto e nascimento nestes serviços.
Nesse contexto, emerge a proposta do Aprimoramento, que vem com o objetivo de trabalhar na qualificação de enfermeiras obstétricas nos processos de cuidado e gestão com foco na atenção ao parto e nascimento. A estrutura do curso permite a atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da enfermeira obstétricas para assistência ao parto e nascimento nos hospitais, maternidade e centros de partos normal aderidos ao ApiceON. O curso parte da introdução de referenciais e ferramentas para análise dos processos de trabalho e do modelo local de gestão, aumentando a capacidade de análise e de intervenção dos profissionais no caminho da mudança de modelo de gestão dos serviços.
Para o desenvolvimento do ApiceON durante o curso, busca-se a criação de um núcleo de formação e capacitação em enfermagem obstétrica, coordenado pelo Ministério da Saúde. Este núcleo é composto por representantes da Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres e Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde; das três instituições de ensino executoras do projeto (EEUFMG, EEAN/UFRJ, EEAAC/EFF) e do Projeto.
Com carga horária de 132 horas/aula em 14 dias, divididas entre atividades práticas e teórico-práticas, o curso é direcionado para enfermeiras obstétricas que atuam nos hospitais parceiros do ApiceON. São previstas atividades de introdução a instrumentos de diagnóstico e planejamento e POA com visitas a hospitais como campo de prática, oficinas e rodas de conversa e atividades de avaliação.
Primeira turma
A primeira turma do Aprimoramento encerrou o curso na última sexta-feira, 13 de julho. Contando com aprimorandas dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, foram realizadas atividades no Hospital Sofia Feldman e na Escola de Enfermagem da UFMG. As profissionais foram acompanhadas na instituição por enfermeiras preceptoras, que colaboraram no compartilhamento dos métodos e práticas utilizadas. Na oportunidade, se inseriram na rotina do hospital na atenção ao parto, realizando plantões e assistência na maternidade, centro de parto normal e casa da gestante, além de participar de oficinas e vivências no hospital e na faculdade.
O início das aulas da nova turma está previsto para o próximo dia 30 de julho, no Hospital Sofia Feldman.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On