O Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) se reuniu em Brasília na última terça feira, 13 de março. Representantes de instituições parceiras e do Ministério da Saúde discutiram junto a coordenação geral do Apice On questões relativas a processos de planejamento e avaliação, metodologia de execução do projeto e dados preliminares obtidos junto aos hospitais participantes.
Além do Ministério da Saúde, integram o GT de Acompanhamento representantes da instituição executora, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Ministério da Educação (MEC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE).
No sentido de cooperar com a capilarização das diretrizes do projeto junto ao GT, uma das coordenadoras do Apice On e professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Kleyde Ventura apresentou o projeto, destacando as etapas realizadas até o momento, as estratégias para as próximas ações e a estrutura de operação e gerenciamento do Apice On. Destacando o princípio de ativação de coletivos no qual o projeto se sustenta, a professora ressaltou a importância do trabalho em equipe e a união de forças para alcançar os objetivos.
A Coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde e membro da comissão de ensino da ABRAHUE, Mônica Neri comentou a relevância do projeto no âmbito da obstetrícia e neonatologia. Segundo Mônica, o projeto “vem fortalecer o campo de práticas na formação dos profissionais que irão atender tanto no serviço público quanto privado na perspectiva de um modelo de atenção ao parto e nascimento baseado em evidências”.
Durante o encontro, foi discutida a plena inserção das instâncias de representação do GT nas atividades do Apice On por meio do alinhamento de agendas, estreitamento de alianças e planejamento de ações conjugadas no primeiro semestre deste ano. Também foram feitos encaminhamentos para a reunião do Comitê Nacional de Acompanhamento e Mobilização.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On