Com o intuito de intensificar as ações de humanização ao atendimento da mulher com abortamento, o Hospital Materno Infantil de Goiânia/GO (HMI) realizou no dia 22 de novembro uma oficina interativa sobre o atendimento ao abortamento e a técnica de AMIU (Aspiração Manual Intra-Uterina). O treinamento foi ministrado pelos preceptores de obstetrícia, Dr. Augusto Cortizo Vidal, Dra. Jessica Alencar Rezende, Dra. Maria Elaine de Assis Oliveira e Dra. Luiza Emylce Pela Rosado e capacitou o chefe do Centro Cirúrgico, enfermeiro Ricardo Camargo Silveira, a enfermeira Tainara Lucinda Junqueira e os residentes de obstetrícia do 1° ao 3° ano.
O treinamento buscou, não apenas treinar a técnica do procedimento da AMIU, mas contextualizar o atendimento integral à mulher com abortamento, em suas várias classificações e aspectos, desde o acolhimento da paciente, o atendimento médico específico e as orientações de planejamento familiar.
A AMIU é o procedimento de eleição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para o esvaziamento uterino de gestações até 12 semanas e nos casos de Mola até úteros de 16 semanas. Tem a vantagem de poder ser utilizado com anestesia local e/ou analgesia, requer menor dilatação do colo uterino e o risco de perfuração uterina é menor, reduzindo o tempo de internação hospitalar.
Ao final da oficina, ocorreu uma apresentação prática em modelos experimentais e ficou programado que posteriormente haverá a prática no ambiente hospitalar.
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On