Nos dia 19 e 20 de agosto, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, recebeu uma agenda de atividades com a participação da coordenação do Projeto ApiceON, representada pela Dra. Maria Esther de Albuquerque Vilela, pela supervisora da região sul, Célia Adriana Nicolotti, e pela mediadora local Ana Lucia Amaral. Também estava presente a técnica da área de saúde das mulheres da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Maura Belomé.
Diversas atividades ocorreram ao longo do primeiro dia, dentre elas uma reunião com a Superintendência e o Grupo Estratégico Local (GEL) do Hospital Escola da UFPEL, que teve participação de representante da Secretaria Municipal de Pelotas, para discussão do andamento do Projeto na instituição e as ofertas disponíveis para realização das ações priorizadas no Plano Operativo Anual (POA).
Na continuidade foi realizada uma reunião na SMS de Pelotas com representantes das áreas de Saúde das Mulheres e da Criança e com o Secretário de Saúde, tendo como objetivo fortalecer o apoio da SMS às ações, em curso e planejadas, no âmbito do Projeto ApiceON.
À noite, durante o debate com a equipe médica da neonatologia e obstetrícia, o representante da Universidade Federal de Pelotas e os representantes do GEL, a Dra Esther abordou a temática do trabalho em equipe na assistência ao parto e nascimento com base nas melhores evidências científicas. A partir do debate com o grupo ficou evidenciado a necessidade de integração com a academia para contribuir com a qualificação da formação e da assistência, bem como a proposição de trabalhar de forma colaborativa na assistência ao parto e nascimento.
No dia 20 de agosto ocorreu uma roda de conversa com a equipe multiprofissional da Unidade de Produção do Centro Obstétrico e UTI Neonatal, na qual foram apresentados os avanços do Hospital Escola da UFPEL dentro dos três eixos que compõem o Projeto ApiceON: atenção, gestão e ensino. A Dra Esther, coordenadora do Projeto, falou sobre os indicadores ApiceON e a tecnologia humana como fundamento do cuidado às mulheres e aos recém-nascidos, e seguiu para o debate sobre as ações a serem priorizadas. O encontro foi encerrado com a visitação ao Centro Obstétrico da Instituição.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On