O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da saúde do Governo do Estado do Ceará, passou a ofertar o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para pacientes pós-parto e pós-abortamento imediato desde o final de maio de 2019. A ação é possível graças à atuação conjunta dos serviços de obstetrícia, ginecologia e planejamento familiar do HGF, o qual atua desde 1989 auxiliando e orientando homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir gravidez não planejada.
Atualmente, a unidade trabalha oferecendo oito tipos diferentes de métodos contraceptivos e o DIU é um dos mais seguros e eficazes. No HGF, ele é disponibilizado para pacientes com perfil de alto risco desde 1969, e em maio de 2019, a unidade passou a ofertar para esses novos casos. Até o momento, foram implantados 32 DIUs de cobre.
Depois da inserção, as pacientes passam a ter um acompanhamento completo no hospital. Elas saem com o agendamento para o serviço do Planejamento Familiar, já que a maioria delas não receberam a abordagem durante o pré-natal, além de ter a garantia do ultrassom transvaginal, três a quatro semanas após a inserção.
Hospital terciário, de alta complexidade, a unidade é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança. Investe em importantes ações como o Projeto Nascer que objetiva o acolhimento, aconselhamento, a realização do teste rápido para HIV e o manejo clínico de parturientes HIV positivo e crianças expostas. Para esses pacientes é fornecido AZT, inibidores de lactação e fórmula láctea para os filhos.
O HGF foi incluído no Projeto ApiceON em 2017, que e tem por objetivo preconizar a realização de ações de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, garantindo a qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. O programa de inserção de DIU de cobre intra-parto, faz parte do Planejamento Operacional Anual (Poa), que está inserido no projeto ApiceON.
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On