O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, está capacitando médicos e enfermeiros da atenção básica para inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU) de cobre ambulatorial. A capacitação é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Secretaria Estadual de Saúde da Mulher.
O projeto prevê a capacitação de profissionais em todos os 79 municípios do estado e envolve apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande, responsável por agendar as inserções. Em cada município, um médico e um enfermeiro são elencados para a formação.
A mediadora ApiceON do HUMAP, Karine Jarcem, afirma que a iniciativa reforça a preocupação do HUMAP em focar no campo do ensino e ressalta que o Hospital Regional do Mato Grosso do Sul (HRMS) também está se organizando para ofertar a qualificação. A intenção é que os hospitais aderidos ao ApiceON no estado se tornem pólos de capacitação de profissionais para a inserção de DIU.
A gerente de Saúde da Mulher da SES, Hilda Guimarães de Freitas, afirmou que os municípios de Alcinópolis e Jaraguari já participaram da qualificação no ano passado e agora Amambai integra o grupo. Hilda afirma que durante a semana de prevenção da gravidez na adolescência, será lançado um protocolo para a inserção de DIU nessa população, cooperando na popularização do método. Segundo ela, o ApiceON tem atuado na viabilização do método contraceptivo e hoje os hospitais da capital já inserem cerca de 100 DIUs pós-parto e pós-abortamento mensalmente.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On