Com a iniciativa, a partir de 2019, todos os hospitais ApiceON no estado contam com residência na linha de cuidados materno-infantil
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, está abrindo a primeira turma de residência multiprofissional da linha materno-infantil. Disponibilizando 8 vagas, a iniciativa atende a uma das propostas do Projeto ApiceON de oferecer qualificação e fomentar pesquisas na área materno-infantil.
A mediadora do HRMS, Karine Jarcem, afirma que a abertura vem de um esforço conjunto de servidores do hospital que, ao discutirem o eixo de ensino do projeto, reconheceram a necessidade de oferecer a formação. O hospital já conta com residência multiprofissional para cuidado adulto e agora replica a experiência para a linha materno-infantil.
A residência da primeira turma 2019-2021 se inicia na primeira semana do mês de março sob coordenação da enfermeira neonatologista Mayara Canedo.
Ensino
Desde o início da atuação do ApiceON no estado de Mato Grosso do Sul, no segundo semestre de 2017, foram abertos três programas de residência na linha materno-infantil. O Hospital Universitário de Grande Dourados iniciou projeto de residência em enfermagem obstétrica e multiprofissional com 16 vagas e neste ano o HRMS complementa a oferta, totalizando 22 novas vagas abertas em menos de dois anos.
ApiceON
O ApiceON é um projeto do Ministério da Saúde, executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que envolve 97 maternidades em todo o país. O objetivo do projeto é contribuir com a implantação de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas na atenção ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo e atenção humanizada às mulheres em situação de violência ou abortamento.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On