No dia 07 de junho, em Curitiba, aconteceu o 1º Seminário ApiceON no Paraná, promovido pelo Projeto ApiceON, Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (SESA), 2ª Regional de Saúde do estado do PR e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).
O Seminário foi construído a partir das ações desenvolvidas pelos Grupos Estratégicos Locais (GEL) dos hospitais que compõe o projeto, sendo eles: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC/UFPR), Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Hospital do Rocio, Hospital do Trabalhador, Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA). Também teve o apoio dos gestores Enfermeira Carolina Poliquesi, da Divisão da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná, e Dr. Edvin Javier Boza Jimenez, do Programa Mãe Curitibana Vale a Vida da SMS de Curitiba.
O evento contou com participação de profissionais dos hospitais ApiceON, dos 13 hospitais da rede materna e infantil da 2ª Regional da Saúde do estado do Paraná, além de representantes da Divisão da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná, do Programa Mãe Curitibana Vale a Vida, do Conselho Municipal de Curitiba, Conselho Estadual de Saúde do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Enfermeiras Obstetras, Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 8º Região do Paraná, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Conselho Regional de Medicina do Paraná e da 2º Regional da Saúde do Estado do Paraná.
O seminário teve como objetivos centrais: a troca de experiências entre os componentes do Grupo Estratégico Local (GEL) e demais serviços da rede de saúde da região; o acompanhamento avaliativo das ações desencadeadas a partir do projeto ApiceON; e pactuação da agenda de trabalho e apoio matricial entre os serviços da rede.
A mesa de abertura teve a presença do Dr. Geci Labres de Souza Júnior, diretor geral do Hospital do Trabalhador, local onde foi realizado o evento, da Enfa. Márcia Cecília Huçulak, da Secretária Municipal da Saúde de Curitiba, da Enfª. Maria Goretti David Lopes, da Superintendente da Atenção à Saúde da SESA, e da Enfa. Kleyde Venturada, Coordenadora Nacional do Projeto ApiceON. Os representantes reafirmaram a importância do projeto e o apoio das esferas municipais e estaduais com as ações realizadas junto aos Grupos Estratégicos Locais dos hospitais, que compõem o projeto.
Em seguida foi realizada a Conferência sobre Boas Práticas a Assistência à Saúde das Mulheres, na qual a Coordenadora Nacional do Projeto ApiceON, Enf. Kleyde Ventura, abordou a temática e ressaltou a importância da construção de arranjos que contemplem a assistência e a formação, sendo essencial a construção das referidas ações a partir de movimentos coletivos e inclusivos do GEL, da inserção dos gestores do SUS, gestores institucionais, trabalhadores da saúde e demais representantes do espaço assistencial e acadêmico.
Por fim, ocorreu a mesa redonda: Aprimoramento e Inovações nos Espaços de Cuidado e de Formação dos Hospitais ApiceON do Paraná, com o objetivo de fomentar a troca de experiência e construir coletivamente apoio matricial entre as instituições. Neste espaço, foram compartilhadas as seguintes experiências: Hospital do Rocio – Oficina de Acolhimento as gestantes e acompanhantes da maternidade; Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – Atendimento as vítimas de violência sexual; Maternidade Victor Ferreira do Amaral – A atuação da Enfermagem Obstétrica na MVFA; Hospital Evangélico – Classificação de Robson e o apoio da equipe de fisioterapia no Centro Obstétrico; Hospital do Trabalhador – Aprimoramento e Inovações na obstetrícia no HT. Ressalta-se que a mesa redonda fortaleceu as ações desenvolvidas pelos grupos e fomentou a construção de arranjos de apoio matricial entre os serviços da rede de saúde do SUS.
Neste movimento de apoio, fortalecimento e compartilhamento se desenvolveu o evento, que possibilitou celebrar os avanços conquistados pelos serviços e permitiu, aos representantes do GEL, discutirem sobre os desafios que serão discutidos nos grupos estratégicos locais e nas próximas ações previstas no Plano Operacional Anual (POA).
Confira fotos do seminário aqui.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On