Em cumprimento da segunda etapa do Curso de Aprimoramento do Projeto ApiceON, aconteceu no dia 21 de maio, em Botucatu, São Paulo, o I Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica. A formação teve como objetivo principal fortalecer as iniciativas dos hospitais e maternidades para a mudança do modelo assistencial e a inserção de enfermeiros(as) obstetras na assistência ao parto e nascimento. Os realizadores deste evento foram o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital Sofia Feldman, em parceria com o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB-UNESP) e Hospital das Clinicas Unidade Materno Infantil de Marilia (HC/HMI-FAMEMA). O seminário foi direcionado a enfermeiros obstetras, obstetrizes, gestores e profissionais de saúde, entidades de classe e instituições de ensino.
A abertura foi realizada com Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, chefe de gabinete do Hospital das Clínicas da FMB, abordando A Importância da Inserção do ApiceON nas Políticas Públicas de Saúde. Em seguida, o tema abordado foi “Formação da Enfermagem Obstétrica para o Trabalho em Equipe. Ampliando Redes Institucionais para a Mudança de Modelo” apresentado por Karla Caldeira e Sintia Nascimento, da equipe do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte – MG. Milena Temer Jamas, do departamento de enfermagem da FMB, Erica Lobato Acaui Ribeiro e Juliana Louise da S. Ibiapina, enfermeiras obstetras da Maternidade do Hospital Materno Infantil de Marília – SP, ambas aprimorandas, apresentaram o tema “Curso de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica – Contribuições para a Prática” . Para fechar as atividades da manhã, a enfermeira Sandra Regina Antoniete Neves Cason, membro da ABENFO – SP, trouxe o Cenário da Enfermagem Obstétrica no Estado de São Paulo – Avanços e Perspectivas. O seminário também contou com a presença da articuladora da Saúde da Mulher de Marília, Flávia Vernaschi Lima, que no ato também representou a Coordenação da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
No período da tarde as enfermeiras e obstetriz dos serviços envolvidos puderam relatar a rotina nas maternidades, realizar visitas técnicas e reuniões com os grupos estratégicos locais e com as supervisoras do curso de aprimoramento para enfermagem obstétrica.
O evento teve apoio do Santander, para produção dos crachás e coffee break, e contou, também, com a parceria do Coren, que enviou as pastas distribuídas para os participantes.
Confira mais fotos do evento aqui.
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On