Nessa terça feira, 12 de junho, o Instituto da Mulher Dona Lindu realizou oficina de formação do Projeto Apice ON. Prevista no Plano Operativo Anual do projeto, a atividade tem como objetivo a definição de estratégias para implementar o acolhimento das mulheres, considerando as especificidades étnicas e culturais da região e também a questão das vulnerabilidades das pacientes atendidas. O Instituto, com sede em Manaus, estado do Amazonas, contou com o apoio de referências técnicas e acadêmicas, estreitando os laços do serviço com o ensino em saúde do estado.
A oficina começou com uma palestra sobre diversidade religiosa, ministrada pelo professor Francisco Sales Palheta, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), seguida por um debate sobre diversidades étnicas e culturais com foco em mulheres indígenas. A professor Lídia Helena Mendes de Oliveira, assessora em história e diversidade da divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Manaus foi responsável pela palestra intitulada “Ciganas, Afrodescendentes, quilombolas – Mulheres em suas diversidades”.
Nos intervalos das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de debater acerca de temas tocantes às temáticas abordadas, compartilhando experiências vividas na maternidade e no âmbito do ensino. As discussões contaram também com o apoio do especialista em Antropologia da Amazônia e filósofo pela Universidade Federal do Amazonas, José Ademir Gomes Ramos.
A oficina foi parte integrante da 8ª Semana de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On