Com o objetivo de sensibilizar as equipes, residentes e todos os demais trabalhadores do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU/USP), para práticas assistenciais humanizadas em situações difíceis, em especial nas perdas gestacionais e neonatais, foi realizado no dia 15 de março um seminário sobre Luto Perinatal.
Com o auditório lotado por diversos profissionais do serviço, residentes de enfermagem obstétrica, de obstetrícia médica, de neonatologia médica, internos de medicina, professoras e professores da Escola de Enfermagem da USP e profissionais assistentes da maternidade, o evento foi rico e bem objetivo ao tratar deste tema, que é muito delicado. A sensibilização dos participantes com relação ao assunto abordado e após a palestra ministrada por Heloísa de Oliveira Salgado, psicóloga mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mostrou o sucesso do seminário.
Ao final do evento, muitos participantes compartilharam de suas experiências, inclusive uma representante de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que compareceu espontaneamente ao evento e reforçou as recomendações feitas pela palestrante Dr. Gabriel Ventura, neonatologista com histórico de luta pela humanização da assistência ao parto e nascimento.
Esse foi um evento realizado com a iniciativa do GEL do HU-USP e apoio da mediadora ApiceON local. A expectativa é que o seminário traga desdobramentos positivos para melhora no serviço do hospital, como, por exemplo, a criação de protocolos para atendimento de perdas perinatais, tanto de mulheres em processo de aborto como de fetos com má-formação, prematuros extremos ou natimortos.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On