Foto: ASCOM/SES-SC/Divulgação
No dia 05 de setembro a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis/SC, realizou a Oficina de Formação e Pesquisa, como estratégia para fortalecimento e qualificação das diretrizes a serem adotadas pelo serviço nesses temas.
A oficina foi realizada com profissionais ligados ao ensino e pesquisa, bem como aqueles que atuam nas ações de Educação Permanente no serviço. A ideia da capacitação partiu do diagnóstico feito pelo Grupo Estratégico Local (GEL), ao identificar que as pesquisas por vezes focavam em temas de baixa relevância para o serviço, tendo fragilidades metodológicas e, consequentemente, baixo potencial para publicação. Também foi problematizada a baixa articulação entre equipes do serviço e estudantes na construção dos estudos e nas devolutivas de pesquisa. Todo esse quadro produz entre os estudantes uma relação com a pesquisa esvaziada de sentido, com pouca vivência de uma atuação interdisciplinar e de uma atenção integral.
A partir desse cenário, o GEL organizou a oficina para abordar a realização de pesquisas que tenham valor de uso para o serviço, focando inclusive as práticas que o serviço utiliza ou está em vias de implementar. Discutiu-se também a importância de adotar metodologia participativas, que envolvam as equipes pesquisadas no delineamento e acompanhamento dos estudos. Outro aspecto priorizado foi o da Educação Interprofissional e a integração serviço e ensino, com propostas de articular a elaboração e a devolutiva dos resultados das pesquisas à formação dos profissionais do serviço (EPS).
Como resultados da oficina, foram pactuadas as seguintes ações:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On