Em cumprimento a etapa de formação e atenção do Projeto ApiceON, o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), em Belo Horizonte, realizou, no dia 9 de julho, uma capacitação com a temática “Organização do serviço de atendimento a vitimas de violência sexual”. A oficina, que contou com a presença de 41 participantes, entre médicas, enfermeiras e assistentes social, teve como objetivo dar continuidade ao processo de organização do serviço, capacitando a equipe para início desse tipo de atendimento na Maternidade do Risoleta.
Na abertura da oficina, a diretora do hospital, Dra. Mônica Costa, enfatizou a importância do momento, considerando que, após 13 anos de existência, o HRTN elege como prioridade essa diretriz tão complexa e fundamental.
Na sensibilização da equipe, a Dra. Elisa da Cunha Teixeira, coordenadora da sexologia e perita do IML – Instituto Médico Lega – de Belo Horizonte, destacou o impacto da violência e ressaltou que a assistência à saúde é prioridade para a mulher em situação de violência sexual. Segundo ela, essa é a porta de entrada para o cuidado adequado, profilático e para acompanhamento de acordo com a necessidade de cada mulher. A importância da equipe multiprofissional e de condutas dignas, permeadas pela ética do cuidado, podem minimizar o dano causado.
Em seguida, a Dra. Cristiani Regina, pediatra e perita do IML, realizou o treinamento para coleta de vestígios. Para ela, o foco do atendimento é o acolhimento da vítima, exame físico geral e coleta física de região genital e outras. Durante a capacitação foi trabalhado o porquê da coleta e o kit de material, explicitando sobre cada instrumento, material que compõe o kit e forma de manejo.
As exposições foram dialogadas e as questões apresentadas pelos participantes trouxeram ricas discussões para a equipe. Essa foi mais uma iniciativa importante dentre uma série que o HRTN vem realizando, na perspectiva de abrir esse serviço fundamental para as mulheres que em situação de violência sexual do eixo norte de BH.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On