Os dias 28, 29 e 30 de agosto foram recheados de informações e conquistas para a equipe de enfermagem do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas – Tocantins.
Na quarta-feira, 28 de agosto, aconteceu a capacitação para 40 enfermeiros da Atenção Primária do município de Palmas/To para qualificação do pré-natal, vinculação da gestante, boas práticas da atenção ao parto e nascimento e alta segura. Na oportunidade, foi discutido o tema da mortalidade materna, um importante indicador para o desenvolvimento do serviço da instituição.
O curso foi promovido através da importante cooperação entre o Grupo Estratégico Local (GEL) do Hospital Dona Regina, Projeto ApiceON e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. Atualmente 65% dos atendimentos do hospital são de pacientes do município de Palmas.
Nos dias 29 e 30 de agosto foi realizada a oficina de inserção de DIU – Dispositivo Intra-Uterino – para enfermeiros do estado. O curso, ministrado pela Enfermeira Obstetra Sinthia Nascimento dos Reis do Hospital Sofia Feldman (MG), se iniciou na manhã do primeiro dia com a parte teórica, abordando aspectos do planejamento reprodutivo, como a garantia do direito sexual e reprodutivo. Na parte da tarde aconteceu o treinamento prático em simulador.
Participaram 36 enfermeiros, sendo a maioria de enfermeiros obstétricos que atuam na assistência ao parto dos seguintes municípios: Palmas, Miracema, Gurupi, Esperantina, Porto Nacional, Guaraí, Araguaçu, Paraíso e Maurilândia. Também participaram 4 enfermeiros da APS do município de Palmas, com o foco em DIU de intervalo, e as residentes em enfermagem obstétrica, que estão em estágio na Maternidade Dona Regina.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On