A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, em Manaus, promoveu na última quarta feira, 15 de agosto, um oficina sobre o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor em mulheres durante o trabalho de parto.
A especialista em fisioterapia pélvica e saúde da mulher e docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ana Luíza Loureiro Guerreiro e as residentes em enfermagem obstétricas Katiele Queiroz e Maria Carolina Fontes foram responsáveis por ministrar a oficina. O público-alvo foram enfermeiros, obstetras, fisioterapeutas e residentes em atuação na maternidade. Ana Luíza afirmou que “é essencial promover o empoderamento da mulher no momento do parto, garantindo conforto e alívio da dor por meio do uso adequado das tecnologias e recursos não farmacológicos, contribuindo de forma positiva para um parto humanizado, mais dinâmico e em menos tempo”, comentou.
Alguns dos métodos apresentados foram massagens, exercícios respiratórios, banho morno, deambulação, bola suíça, cavalinho, agachamento e aromaterapia. A aplicação das tecnologias de alívio da dor exigem conhecimentos e treinamentos específicos, mas não requerem equipamentos sofisticados.
“O processo de parto e de nascimento pode provocar dor e nosso objetivo é capacitar a equipe com conhecimentos para controle dessa dor, sem malefícios para o feto e a parturiente, reduzindo a necessidade do uso de analgésicos e anestésicos”, explicou a diretora da Moura Tapajóz, Angélica Marocchio. Ela ainda afirmou que a maternidade continuará trabalhando para se tornar referência nas melhores práticas de atenção obstétrica e neonatal.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On