No dia 03 de dezembro foi realizado o Seminário Estadual ApiceON na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul (MS). Durante o evento, o Projeto ApiceON foi apresentado pela enfermeira obstétrica e mediadora da região, Karine Jarcem, e ocorreu a explanação do Ministério da Saúde sobre a importância das redes e da Rede Cegonha no estado do Mato Grosso do Sul, com a presença da enfermeira obstétrica Sara Silva da Coordenação de Saúde da Mulher (COSMU) do Ministério.
O panorama da Mortalidade Materna e Infantil no Estado do MS foi mostrado por Hilda Guimarães, da Coordenação Estadual da Saúde da Mulher Estadual, e Ângela Rios, fisioterapeuta e convidada da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS), apresentou a As novas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para experiência positiva no parto.
Foi uma manhã produtiva e de pactuações, como o apoio da SES-MS na reestruturação da Rede Municipal de Dourados e o retorno do Grupo Condutor Municipal, que programou a primeira reunião para o dia 13 de dezembro. No período da tarde, ocorreram três mesas de discussão dos hospitais parceiros ApiceON da região – Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD) – sobre os avanços e desafios da assistência, gestão e ensino, o que permitiu compromissos serem acordados e o surgimento de propostas para serem apresentadas ao grupo de discussão na pactuação da Estratégia Estadual da Rede Cegonha. As propostas são sobre educação continuada ampliada para o Grupo Condutor Estadual, na qual cada maternidade pode ofertar sua potencialidade as demais e será entregue ao Ministério da Saúde para aprovação em 2020. O objetivo é movimentar hospitais, secretarias municipais e secretaria estadual.
No dia 04 de dezembro aconteceu o II Encontro das Maternidades Avaliadas pela Rede Cegonha no estado Mato Grosso do Sul, que permitiu diretores e coordenadores da atenção básica buscarem ações estratégicas de melhorias para seus serviços nos seus municípios, hospitais e maternidades. Foi um momento de avanço e de discussão das ações prioritárias pelo grupo para 2020. Cada maternidade elaborou seu plano de ação 2020 e entregou a SES-MS.
O evento permitiu o fortalecimento como rede de saúde e a esperança de que com pouco é possível fazer muito em um movimento de mudança. Um protocolo, um ajuste de fluxo, uma capacitação e sensibilização das equipes e maternidades se oferecendo para colaborar com as outras que precisam de apoio. O coletivo das maternidades se prepara para um movimento no próximo ano mais forte para a Obstetrícia e Neonatologia no Mato Grosso do Sul. Este evento foi realizado com o apoio da SES-MS, que garantiu hotel, diárias e alimentação para os profissionais participantes do encontro. Ao todo foram convidadas as onze maternidades que participaram da avaliação da rede cegonha pra os dois dias de formação e discussão.
Confira as fotos dos eventos:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On