No dia 10 de maio aconteceu um grupo de interação por web conferência entre hospitais que participam do Projeto ApiceON na região sul abordando o Near Miss Materno (NMM).
O Hospital do Trabalhador de Curitiba (HT) e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) apresentaram a experiência de monitoramento dos casos de NMM com a participação da coordenadora da matenidade, Dra Somaia Reda, a qual expôs os conceitos teóricos. A responsável técnica pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HT, enfermeira Riciana Calixto, também participou mostrando o processo de implantação de monitoramento do Near Miss materno no hospital. Glaucia Osis Gonçalves, enfermeira e responsável pelo Near Miss na SESA/PR, expôs as articulações e ações desenvolvidas pela Secretaria com foco na rede de atenção materno infantil do estado.
O monitoramento do Near Miss tem o proposito fundamental de aperfeiçoar a prática clínica e reduzir casos evitáveis de morbidade e mortalidade materna por meio do uso das melhores práticas baseadas em evidências científicas, conforme apontou Dra Somaia. A partir deste olhar, o movimento de matriciamento foi construído com os hospitais da região sul do Projeto ApiceON, as secretarias municipais e estaduais de saúde do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Participaram da web conferência os hospitais do Paraná: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie; Hospital do Rocio; Maternidade Victor Ferreira do Amaral; e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Os hospitais de Santa Catarina: Maternidade Carmela Dutra; Maternidade Darcy Vargas; Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC); Hospital Nossa Senhora da Conceição. Do Rio Grande do Sul: Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPEL); Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre; Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG); Hospital São Lucas da PUCRS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Esta atividade teve como objetivo realizar uma cooperação entre os hospitais que participam do Projeto ApiceON e propiciar a aproximação dos Grupos Estratégicos Locais (GEL) dos hospitais da região sul, que buscam qualificar suas práticas e tem, no monitoramento do Near Miss e da mortalidade materna, um instrumento de enfrentamento e construção de intervenções mais efetivas das equipes multiprofissionais e das secretarias estaduais e municipais de saúde.
Por fim, foi pactuado com os grupos a continuidade da discussão nos espaços de trabalho, a construção de ações, que serão incluídas no Plano Operacional Anual (POA) das instituições e acompanhadas junto as mediadoras locais, e o apoio matricial do Hospital do Trabalhador e da SESA Paraná para os serviços que apresentarem esta demanda.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On