No último sábado (23), aprimorandas da 3ª turma do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas da Universidade Federal Fluminense (CAEO/UFF) participaram de uma oficina de sensibilização em relação à inserção do Dispositivo Intra-Uterino nas modalidades pós-parto, pós abortamento e ambulatorial. A oficina é uma oferta do ApiceON para o Aprimoramento, e visa cooperar na ampliação do uso do DIU como método contraceptivo reversível no Brasil.
A enfermeira Joyce Bernardes, do Hospital Sofia Feldman, foi responsável por coordenar a oficina, realizada no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. Foram abordados os maiores mitos que giram em torno do DIU como método contraceptivo, técnicas para a inserção e a abordagem adequada que o profissional deve ter junto à mulher para garantir que ela esteja bem instruída e munida de informações corretas sobre vantagens e desvantagens do uso do DIU. A enfermeira afirma que é função do profissional a instrução sobre o método, assim como a análise da saúde e histórico da mulher. A aula teórica envolveu estudos de caso para identificação de impedimentos para inserção, exemplos de problemas passíveis de serem enfrentados e orientações para ação em determinadas situações, como a importância de alertar que o DIU é apenas método contraceptivo e não previne Doenças Sexualmente Transmissíveis.
DIU de cobre
O DIU é um método contraceptivo conhecido pelas mulheres, mas pouco utilizado (PNDS, 2008). É importante garantirmos o acesso a recursos para o planejamento reprodutivo em todos os cenários de assistência à mulher, inclusive nas maternidades. A oferta de DIU de cobre nas maternidades visa reduzir a gravidez não planejada e melhorar o acesso a esse método contraceptivo.
Aprimoramento
O Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO) é uma estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a rede de profissionais com maior capacidade para intervir nos modos de gerir e cuidar em saúde a partir de processos de formação-intervenção. O curso é estruturado em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Universidade Federal Fluminense (Niterói), Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte), Maternidade Carmela Dutra (Rio de Janeiro) e Maternidade Alzira Reis (Niterói).
Em sua 3ª turma no Rio de Janeiro e em Niterói, a proposta do curso é trabalhar na qualificação de enfermeiras obstétricas nos processos de cuidado e gestão, com foco na atenção ao parto e nascimento. A estrutura do curso permite a atualização de conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes da enfermagem obstétricas para assistência ao parto e nascimento nos hospitais, maternidade e centros de parto normal aderidos ao ApiceON. O curso parte da introdução de referenciais e ferramentas para análise e de intervenção dos profissionais no caminho da mudança de modelo de gestão dos serviços.
Confira fotos da oficina aqui.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On