No dia 13 de abril foi realizado o curso de capacitação sobre o tema “Classificação de Robson” no município de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre. O curso foi ministrado pela Professora Enfermeira Obstetra Maria José Francalino da Rocha. O evento foi uma realização da Coordenação Regional de Saúde do Juruá/SES Acre em parceria com o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e com a Universidade Federal do Acre (UFAC) por meio do Projeto ApiceON – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Feijó. Entre eles, enfermeiros assistenciais, enfermeiros obstetras e gestores das maternidades, totalizando 41 participantes.
Ao final do curso de capacitação, os profissionais pontuaram a necessidade de aprimorar o preenchimento da declaração de nascidos vivos e da criação de um protocolo e fluxograma para iniciar a Classificação de Robson em suas respectivas maternidades.
Para auxiliar o serviço:
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um aplicativo para apoiar o profissional da saúde no momento da classificação de risco. O aplicativo Classificação de Robson já está disponível na loja de aplicativos Google Play, para sistemas Android.
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On