Representantes de instituições parceiras do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) se reuniram no dia 12 de junho, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, para discussão de aspectos técnicos e metodológicos do projeto.
Participaram da reunião, por meio de representação, o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério da Educação (MEC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). Tais instituições, além de parceiros diretos do projeto, constituem o Grupo de Trabalho de Acompanhamento (GT) do Apice ON, e participam ativamente das instâncias de planejamento e avaliação do projeto, avaliando as metodologias adotadas e analisando os dados de trabalho obtidos junto aos serviços aderidos.
O primeiro encontro do GT foi realizado em março desse ano, oportunidade em que a coordenadora do projeto, a professora Kleyde Ventura, fez uma apresentação preliminar no projeto, com destaque para os instrumentos de operação e gerenciamento do projeto, abordando também as etapas realizadas até a data.
Já nesta edição, foram discutidas questões relativas aos caminhos trilhados até então, os maiores desafios encontrados na aplicação das diretrizes nas instituições e dados técnicos da gestão do projeto. Com vistas à segunda rodada de seminários macrorregionais, realizada nos meses de abril e junho, foi apresentado ao GT os principais pontos de debate levantados junto aos serviços, como pontos mais carentes de atenção, avanços obtidos e particularidades regionais que se ressaltaram.
A plena inserção das instâncias representativas nas atividades do Apice ON foi novamente tema de debate, reforçando a importância do trabalho em equipe e união de expertises para alcançar os objetivos. Também foram acertadas agendas a serem executadas no segundo semestre deste ano e encaminhamentos para a reunião do Comitê Nacional de Acompanhamento e Mobilização, também parte das instâncias de gestão e monitoramento do Apice ON.
Fotos: Ana Paula Cruz/MS
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On