Nos dias 23 e 24 de abril, em Porto Velho (RO), aconteceu o 1° Seminário Local ApiceON promovido pela Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP). Participaram do evento residentes e médicos em ginecologia e obstetrícia, neonatologia e enfermagem obstétrica, psicólogos, fisioterapeutas, a diretora da Maternidade Mãe Esperança e os integrantes dos Grupos Estratégicos Locais (GEL) das duas instituições. Também contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Rondônia e da Secretaria Municipal de Porto Velho. Ao todo o Seminário teve 53 participantes.
No primeiro dia ocorreu, no auditório do HBAP, a oficina “O uso e manejo da Classificação de Robson na assistência e gestão clínica”, ministrada por Carlos Henrique Freire, médico obstetra, professor e preceptor da residência médica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Maternidade Estadual Ana Braga (AM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em seguida foi realizada a palestra de abertura do Seminário com a Dra. Maria Esther de Albuquerque Vilela, médica ginecologista obstetra e coordenadora do Projeto ApiceON, que abordou a importância dos indicadores ApiceON para análise da Atenção ao Parto e Nascimento.
O dia seguinte, 24 de abril, iniciou as atividades com a palestra “Panorama dos instrumentos utilizados pelo ApiceON”, ministrada por Patrícia Nienow e Maria Christina Barra, mediadora e supervisora do Projeto ApiceON respectivamente. O Seminário prosseguiu com a apresentação dos indicadores de monitoramento das instituições Maternidade Municipal Mãe Esperança e Maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Ao longo do dia, os participantes elaboraram um plano de ação para implantação da Classificação de Robson nas duas maternidades e ocorreu a mesa redonda “Como estimular uma formação que promova maior integração dos profissionais em uma assistência multidisciplinar ao parto e nascimento”, com a presença da Dra. Maria da Conceição R. Simões, ginecologista obstetra, da Dra. Lúcia Maiorquim, neonatologista, e da Enfa. Obstetra Thaís Capelli de Campos.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On