Profissionais tiveram a oportunidade de conhecer um dos projetos vinculados à instituição e debater sobre obstetrícia e neonatologia
“Quantos de vocês – mulheres e homens – tem filhos?”, perguntou a professora e coordenadora do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), Kleyde Ventura ao público de servidores, coordenadores e gestores da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) no último 21 de março, em Belo Horizonte. A pergunta precedeu a apresentação que levaria para o cotidiano de mães e pais que assistiam a apresentação um pouco dos objetivos e diretrizes que sustentam o Apice On.
No papel de gestora de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a FUNDEP é parte da equipe gerencial do Apice On e atua na administração e mediação de recursos do projeto. A partir da iniciativa denominada Fundep Lab, a coordenação do Apice On pôde demonstrar os modelos de gestão implantados e a relevância social do projeto junto à prática de obstetrícia e neonatologia no país. Com destaque à abrangência do Apice On, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, discutiu-se a necessidade de mudança nos modelos de assistência ao parto e nascimento no país, a implantação de práticas baseadas em evidências científicas e a atenção aos direitos reprodutivos e sexuais da mulher.
A médica obstetra e coordenadora do Apice On, Maria Esther Vilela explicou sobre o diferencial de atuação do Apice On, voltado para hospitais com atividade de ensino. Esther destacou a necessidade de formar profissionais com uma abordagem atualizada e voltada à assistência e ao cuidado humanizado à mulher, visando a garantia de direitos.
Marilene Silva, do setor de compras da FUNDEP partilhou uma experiência pessoal de parto e nascimento, se sentindo abrangida pelo escopo do Apice On. Segundo Marilene, a sensibilidade, o cuidado e a preocupação demonstrada pela saúde e bem estar da mulher são pontos essenciais do projeto.
Durante a apresentação, que envolveu os mais de mil profissionais que atuam diretamente no projeto, as equipes e instâncias de gerência e acompanhamento, a professora Kleyde fez questão de mencionar a importância da FUNDEP na gestão do Apice On e a oportunidade de aproximar as ações do projeto ao cotidiano, reforçando a sensação de pertencimento do público junto ao projeto.
A professora e enfermeira Kleyde Ventura frisou que a apresentação e o debate fortalecem o projeto para dentro da própria UFMG como instituição executora. “Estamos espalhadas no Brasil e é chegada a hora de reconhecer os parceiros de dentro da nossa universidade e fortalecer o projeto aqui”, afirmou.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On