No último 24 de julho, o Projeto ApiceON participou do 12º Congresso de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) no Rio de Janeiro com a promoção de uma Oficina de Trabalho para discussão de temas relevantes na execução do projeto.
Sob o tema da transversalidade dos campos de cuidado, formação e gestão, a oficina vem como objeto de fortalecimento de práticas e compromissos no SUS. Com a presença das coordenadoras do ApiceON, Maria Esther Vilela e Kleyde Ventura, além do representante da equipe de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Serafim Santos, foi abordada a situação atual do Projeto, os caminhos já trilhados e os desafios a serem enfrentados. A lacuna na operacionalização das funções de formação dos hospitais de ensino em confluência com as mudanças desejadas na gestão e atenção relativa ao parto e nascimento foi um dos principais pontos do debate.
Durante a roda de conversa, os participantes puderam se atualizar acerca das pactuações interinstitucionais realizadas pelo ApiceON, as agendas juntos aos hospitais, que envolvem oficinas locais, seminários e rodas de conversa. Também foi abordada a rede que constrói o ApiceON, contando com comitês de acompanhamento, mobilização e especialistas.
A oficina faz parte da programação oficial do Congresso e coopera na discussão sobre os desafios do SUS no contexto nacional.
Foto: Bia Fioretti
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On