O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU/FURG), de Rio Grande/RS, através de ações previstas no Planejamento Operacional Anual (POA) do ApiceON e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, estruturou, organizou e pactuou ser a referência para atendimento à mulheres em situação de violência na região. Através do Projeto Acolher, que é um desdobramento do POA do ApiceON, está prevista a criação do ambulatório de violência sexual para atendimento integral para mulheres e adolescente vítimas desse tipo de violência.
Foram realizadas reuniões com o Grupo Estratégico Local (GEL) e o grupo ampliado, bem como com a superintendência hospitalar que ofereceu amplo apoio para suporte do serviço. Liderados pela médica ginecologista obstétrica, Tânia Fonseca, e pela Enfermeira obstétrica, Jurema Pontes, o grupo realizou todas as etapas de organização e, finalmente, foi incluído no cenário do RS como referência ao atendimento à violência. Nesse momento, está compondo com a sociedade do município de Rio Grande a formação da Rede Municipal de Apoio, apresentando o serviço e seu acesso às usuárias e realizando treinamento de qualificação de toda a instituição para acolher devidamente a população.
Em meados de abril, aconteceu o primeiro encontro com órgãos representantes da Rede de Proteção à Mulher, como judiciário, segurança, saúde e educação, para pactuação e organização da rede de acesso. O encontro e o Projeto Acolher geraram repercussão na mídia local no Jornal Agora. Confira abaixo a matéria impressa:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On