No último dia 10 de dezembro, a Santa Casa de Misericórdia realizou o 1º Seminário de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento do Projeto ApiceON. O evento, que aconteceu no Auditório Bradesco reuniu profissionais nas áreas de enfermagem obstétrica, neonatologia, ginecologia, obstetrícia e residentes da Maternidade Hilda Brandão.
A integrante da equipe de coordenação do ApiceON e médica obstetra, Maria Esther Vilela, abriu o evento discutindo os principais desafios na qualificação da Atenção ao Parto e Nascimento com foco em hospitais de ensino. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre boas práticas na assistência ao parto e nascimento, mediada pelo coordenador da obstetrícia da maternidade, Francisco Lírio Ramos Filho.
Em seguida, foi realizada uma série de palestras. Virgínia Ferreira, da coordenação perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, abordou o plano de parto; Carolina Flores Braga, médica ginecologista e obstetra, apresentou as boas práticas na assistência obstétricas na maternidade Hilda Brandão; Albina Soares, técnica de enfermagem, falou sobre o papel do técnico de enfermagem no papel da humanização da assistência ao parto e em seguida, Letícia Coelho e Souza, enfermeira neonatóloga, discutiu boas práticas da assistência ao parto e nascimento.
A programação seguiu com outra mesa redonda que abordou a importância da continuidade do cuidado da puérpera e do recém nascido após a alta hospitalar. A gerente da maternidade, Cássia Regina Lima, foi responsável pela mediação da discussão.
Ao final, o coordenador da residência médica da Hilda Brandão, Anderson de Souza Bruno, discutiu a importância da instituição na formação do residente.
O evento trouxe debates importantes para a perspectiva da mudança de modelo de atenção na Santa Casa de Belo Horizonte e os esforços mobilizados junto do Projeto ApiceON. A mediadora do serviço, Vera Oliveira Figueiredo reforçou o compromisso do projeto e destacou a mobilização da Santa Casa em prol da melhoria contínua da atenção prestada às mulheres.
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On